Rollemberg empossa Paulo Sales como Diretor Presidente da Adasa

841

 

Ressaltando sua longa experiência como professor, pesquisador e permanente envolvimento com os recursos naturais, especialmente a água, além de sua preocupação permanente com as questões sociais, Paulo Salles foi empossado hoje (20/10/2015) pelo governador Rodrigo Rollemberg como Diretor Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF –Adasa, para um mandato de cinco anos.

Numa solenidade com ampla participação de Secretários, Deputados, representantes de órgãos do GDF, UNB e entidades privadas, o governador Rodrigo Rollemberg também demonstrou sua preocupação com as questões ambientais do DF, lembrando sua intensa participação, como deputado distrital, na criação da bacia hidrográfica do Paranoá e a criação da Lei Distrital das Águas.

Rollemberg disse estar tranquilo com a nomeação do professor Paulo Salles, que poderá dar novo impulso a ação da Adasa por seu envolvimento e discernimento das questões hídricas: “Ele tem toda uma vida dedicada e vinculada ao tema água, que fatalmente funcionará com indutor de um profícuo trabalho para necessárias mudanças na postura da sociedade em relação aos recursos hídricos, que veem se tornando cada vez mais escassos”.

A importância de uma agência reguladora dedicada à gestão dos recursos hídricos, e com a participação da comunidade consciente sobre o uso racional da água, poderemos vencer os obstáculos presentes,  garantindo para as futuras gerações a oferta de água, disse o Governador.  Segundo ele, Paulo Salles apresenta currículo impecável nas áreas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, o que permitirá à Adasa estar sempre na vanguarda e referência na área da sustentabilidade ambiental.

Com este envolvimento amplo, o GDF poderá apresentar durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, as credenciais de ser uma região onde governo e sociedade se uniram para garantir um desenvolvimento sustentável, finalizou Rollemberg.

Para Paulo Salles, ser Diretor Presidente da Adasa é um grande desafio: garantir papel relevante na gestão das águas, ser um regulador que garanta eficiência ao serviço público de água e esgoto e resíduos sólidos e, principalmente, garantir a participação dos cidadãos neste trabalho.
Para que isto ocorra, ressaltou, temos que ter em mente a sanidade do ente regulado, com regras claras que garantam a eficiência da prestação dos serviços para o atendimento das expectativas da sociedade.

Lembrou que estamos vivendo momentos difíceis –seca em várias regiões e enchentes em outras- “o que nos leva a ter noções mais claras sobre a importância da água. No DF temos vivido conflitos com a seca e o calor extremo, o que nos obriga a nos adaptarmos. E a Adasa tem tido papel importante neste processo, levando educação, através do Programa Adasa na Escola, a milhares de alunos de Brasília”.

 

Segundo Paulo Sales, são muitos os desafios a enfrentar, em todas as áreas. Na de recursos hídricos, o fortalecimento das bacias hidrográficas; o enquadramento dos corpos hídricos; a cobrança pelo uso da água; o desenvolvimento dos sistemas de informação e de outorgas; incentivar políticas de diminuição das perdas de água; a drenagem urbana; aumentar os incentivos dados pelo programa produtor de água; esforço para diminuir os resíduos sólidos através de reciclagem: e, principalmente, incentivar e ampliar a educação ambiental dos estudantes de Brasilia.

Assim como o governador Rollemberg, Paulo Salles fez questão de saudar os trabalhos desenvolvidos pelo ex-Diretor Presidente da Adasa, Vinicius Benevides, não apenas na gestão da agência mas também pelo esforço empreendido para conseguir trazer para Brasília a realização do Fórum Mundial da Água, o mais importante evento mundial sobre o tema água.

Ao entregar a direção da Adasa a Paulo Sales, o Diretor Diógenes Mortari disse que a agência, em apenas 11 anos de existência, já galgou vários degraus nas relações com a empresa regulada, com o governo e com os usuários, equilibrando-se para atender a todos com o mesmo zelo, enfrentando grandes desafios.

Agora, salientou, contando com a batuta de Paulo Salles, avançaremos muito mais, sempre com olhares para o futuro, para as novas gerações e os usuários, levando educação e consciência da necessidade de todos participarem do esforço para garantir um futuro saudável e sustentável no uso de todos os nossos recursos, principalmente os hídricos.

O Governador, os dirigentes, servidores e convidados fizeram um brinde desejando felicidades e sucesso ao novo Diretor Presidente da Adasa, com água.