Rio Oil & Gas: veja como foi a participação da ANP no evento 

116

A ANP participou da Rio Oil & Gas 2022, um dos maiores eventos do setor de petróleo e gás natural do mundo, que ocorreu de 26 a 29/9, no Rio de Janeiro. A Agência contou com um estande na feira, que teve uma programação de eventos técnicos, e foi representada por diretores, superintendentes e técnicos no congresso.

No primeiro dia (26/9), às 13h, a ANP realizou, dentro da Rio Oil & Gas, o X Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente (X SOMA). No evento, foram debatidos o desempenho de segurança operacional no segmento de exploração e produção de petróleo e gás (E&P) em 2021 e o futuro dos regulamentos da área. A gravação pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=pT2N-FJb-2A.  Veja também a galeria de imagens do evento: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/imagens/26-09-2022-x-workshop-de-seguranca-operacional-e-meio-ambiente-soma.

Já o estande da ANP ofereceu uma programação com palestras diárias, que tiveram como temas:

  • “Atividades da fiscalização do abastecimento”;
  • “Overview e oportunidades no downstream”;
  • “Incentivos à produção de campos maduros”;
  • “As licitações para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural no Brasil”;
  • “Retrospectiva do SOMA”;
  • “Oferta Permanente Partilha (OPP) e Oferta Permanente Concessão (OPC)”;
  • “Fomento à Exploração e Produção de O&G – Disponibilização Gratuita de Dados Públicos”;
  • “Overview da aplicação da cláusula de PD&I no Brasil”;
  • “Aspectos transição energética”;
  • “Oportunidades no mercado de gás natural”;
  • “Overview exploração no Brasil”.

No dia 27/9, houve ainda, também no estande da ANP, a assinatura de um termo de cooperação entre a ANP e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG). O acordo tem como objetivo estabelecer as bases que permitam às partes desenvolver a troca de informações e experiências, pesquisas conjuntas, iniciativas, tecnologias, procedimentos, trabalhos de investigação, com base nos princípios de reciprocidade, igualdade e mútuo benefício.

No dia 28/9, a ANP realizou ainda, em seu estande, o lançamento da edição digital completa do Anuário Estatístico 2022 da Agência, que apresenta de forma consolidada os dados do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil, além de um panorama internacional, em 2021, e uma evolução dos últimos dez anos. O evento contou com palestra que destacou os principais dados da publicação. O Anuário pode ser acessado em https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/anuario-estatistico/anuario-estatistico-2022.

Diretores, superintendentes e técnicos da ANP também participaram de palestras e debates no congresso da Rio Oil & Gas. Houve ainda reuniões entre a ANP e representantes da indústria mundial, nas quais a Agência apresentou oportunidades de investimentos no setor de petróleo e gás no Brasil.

Veja as apresentações realizadas no estande