Revitalização do Canal Santos Dumont será concluída em setembro

18

A última fase de revitalização do principal canal de irrigação utilizado por produtores rurais da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau será concluída no próximo mês. Além de beneficiar a produção agrícola da região, a tubulação do Canal Santos Dumont contribuirá para o aumento da oferta de água para a população de Sobradinho e Planaltina, que utiliza a bacia como uma de suas fontes de abastecimento.

A revitalização é resultado de uma parceria entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba (CBH-Paranaíba) e produtores usuários do canal.

As obras realizadas no ramal principal e nos oito canais secundários do Santos Dumont evitará perdas de água por infiltração em todo o seu leito e ampliará a  disponibilidade de água na região, principalmente durante o período da seca. Segundo levantamento realizado pela Adasa, as melhorias devem reduzir a demanda hídrica em cerca de 50%.

O projeto de revitalização vem sendo desenvolvido há mais de três anos. A restruturação dos canais secundários começou em 2019 e a tubulação no canal principal, em junho de 2020. As intervenções, realizadas em toda a extensão do canal, foram possíveis graças ao saldo da tarifa de contingência – cobrada sobre o consumo excessivo de água, no período crítico da crise hídrica – e de recursos provenientes do pagamento pelo uso da água na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, onde deságua o Ribeirão Pipiripau.

Localizado na Região Administrativa de Planaltina – DF, o Canal Santos Dumont foi construído em 1984 e começou a ser operado em 1989. Com 18 km de extensão, ele corre paralelo à rua principal do núcleo rural. O canal é alimentado pelo ribeirão Pipiripau e abastece cerca de 100 propriedades rurais da região.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
Gabriela Vale – 99354 4242
Rosana Liberado – 99961 0807
Marcela Palma – 98132 6553
Brenda de Freitas – 98162 8400
aci@adasa.df.gov.br