Resolução da Adasa sobre resíduos sólidos é destacada em evento internacional

14

Em seminário realizado na última quinta-feira (16/4) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Resolução da Adasa com as novas regras para o manejo dos resíduos sólidos diante do novo Coronavírus, foi apresentada como relevante no combate à pandemia no Distrito Federal.

O evento realizado via Webinar para discutir a gestão dos resíduos sólidos no contexto da COVID-19, contou com a participação de 15 países latino-americanos e exposição dos representantes da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA).

A Resolução foi apresentada pela Coordenadora de Geoprocessamento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Camila Lopes dos Santos, ao destacar as providências que estão sendo tomadas no Distrito Federal para o enfrentamento do risco de contaminação.

As novas regras estabelecidas pela Adasa por meio da Resolução nº 05/2020 envolvem tanto o prestador de serviços (SLU) quanto o usuário, que terá que acondicionar os resíduos sólidos de forma mais segura para evitar a contaminação dos trabalhadores que fazem a coleta do lixo. As recomendações foram construídas com base em estudos de entidades nacionais e internacionais – que comprovam a persistência do vírus em superfícies – e foram intensificadas, diante das previsões de risco de contaminação mais agressiva nas próximas semanas.