RenovaBio: ANP lança Painel Dinâmico da Plataforma CBIO  

28

A ANP lançou nesta segunda-feira (28/6) uma forma interativa de visualização dos dados do RenovaBio referentes à Plataforma CBIO. O Painel Dinâmico da Plataforma CBIO disponibiliza informações sobre geração de lastro necessário para emissão de CBIOs (Créditos de Descarbonização), além de dados de escrituração e aposentadoria (retirada de circulação) de CBIOs. São também apresentadas informações consolidadas referentes às negociações de CBIOs obtidas no site da B3.

O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis. Em 2020, primeiro ano de sua efetiva operacionalização, os resultados retratam o êxito da Política. Foram aprovados 232 processos de Certificação da Produção Eficiente de Biocombustíveis pela ANP. Com o início da operacionalização da Plataforma CBIO, ferramenta disponibilizada pelo SERPRO através de contrato com a ANP, os produtores de biocombustíveis certificados iniciaram a geração de lastros dos CBIOs, permitindo a escrituração e negociação dos créditos na bolsa de valores B3.

Quanto à meta de descarbonização estabelecida para o período 2019-2020 pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, equivalente a 14,9 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIOs), foram gerados 18,7 milhões dos quais cerca de 15 milhões foram comercializados na B3 a preço médio de R$ 43,41.

O Painel é uma ferramenta de análise destinada a empresas, órgãos de governo, universidades, imprensa e à sociedade como um todo, além de estar em sintonia com a Lei nº 13.576, de 2017, que prevê ampla divulgação dos dados do RenovaBio, bem como com a política de transparência adotada pela ANP.

Acesse o painel