RegulaCast: O que a Regulação pode fazer pela segurança hídrica?

66

Em podcast da ABAR, especialistas falam sobre a liderança que pode ser exercida pelas agências reguladoras na articulação de políticas públicas voltadas à mitigação dos efeitos climáticos sobre a oferta de água.

Na 16a. edição do RegulaCast, conversamos com o especialista em Políticas Públicas para Água da organização The Nature Conservancy (TNC), Claudio Klemz, e o Gerente de Métodos, Controles e Dados da Arsesp, Alessandro Silva de Oliveira, sobre o papel das agências reguladoras e dos prestadores de serviços na proteção dos mananciais para segurança hídrica.

O tema foi objeto de estudo conduzido pela TNC, a pedido da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), e resultou na publicação de um white paper, um documento de referência sobre o tema, lançado em webinar realizado no último dia 15 de setembro.

O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Conservação de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan) da ABAR, aborda aspectos conceituais e legais sobre o papel do saneamento básico na proteção de mananciais.

O trabalho do GT foi coordenado por Alessandro Oliveira e Luíza Burgardt, gerente de Fiscalização da Aresc, a partir do estudo conduzido pela TNC, com a participação da consultora em gestão ambiental e de recursos hídricos Maria Luiza Granziera.

Baixe o documento na Biblioteca da ABAR

Ouça o podcast: