RegulaCast chega à 20a. edição com entrevistas sobre a fase II do Acertar

36

Paulo Rogério, da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, e Kaline Oliveira, da consultoria Deloitte, são os entrevistados deste episódio. Eles falam sobre o trabalho de assistência técnica que está sendo realizado junto às agências reguladoras selecionadas no Acertar II para a implementação das primeiras certificações no Brasil.

Os dois entrevistados da 20a. edição do RegulaCast, o podcast da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), têm papel-chave na implementação do Acertar II, que resultará nas primeiras certificações de dados sobre prestação de serviços de saneamento inseridos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Paulo Rogério, Coordenador-Geral de Gestão Integrada na Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e Kaline Oliveira, Gerente na consultoria Deloitte, que presta apoio às agências reguladoras nas auditorias, oferecem um panorama atualizado e perspectivas futuras da implementação da metodologia.

O Acertar é o método padronizado pelo Governo Federal para a certificação dos dados que são inseridos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Por meio dele, as agências reguladoras verificam a confiabilidade das informações fornecidas pelos prestadores de serviços, que posteriormente serão utilizadas na definição de tarifas e dos indicadores de qualidade do serviço prestado.

O Acertar II foi objeto do edital de chamada pública nº 008/2020, lançado em fevereiro de 2020 pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, com o objetivo de selecionar as agências reguladoras que receberiam assistência técnica da Deloitte na implementação das primeiras certificações Acertar no Brasil. Os trabalhos começaram em novembro de 2021 e devem ser concluídos até fevereiro de 2023. Atualmente, oito agências reguladoras e 21 prestadores de serviços integram o cronograma.

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

IMPACTO NA GESTÃO DO PRESTADOR DE SERVIÇOS

Em sua entrevista, Paulo Rogério explica quais são as etapas e objetivos do Acertar, detalha os procedimentos envolvidos em cada uma e informa quais são as agências e os prestadores de serviços de saneamento básico que estão a caminho de obter certificação. Kaline Oliveira, por sua vez, comenta sobre o andamento dos trabalhos junto às agências, ressalta o desafio de lidar com o enorme volume de informações envolvidas no processo e avalia a importância da implementação da Metodologia Acertar não só para a qualidade do serviços prestados mas também para a melhoria da gestão das empresas.

Com foco exatamente nos prestadores de serviços de saneamento, a ABAR oferece em sua Plataforma de Ensino a Distância (ABAR/EAD) o curso Metodologia Acertar para Prestadores – Melhores Práticas de Gestão das Informações, cuja terceira turma está com inscrições abertas até o dia 23 de março.

Ouça o RegulaCast #20

Inscreva-se no curso Metodologia Acertar para Prestadores