Realizações da ABAR em 2021 contaram com quase 5 mil participações

282
Encerramento XII Congresso Brasileiro de Regulação, em Foz do Iguaçu. Foto: ABAR/Divulgação

Restrições impostas pelo segundo ano de pandemia foram dribladas por mais de 50 eventos online. Maior desafio do ano foi cumprido com sucesso: a realização do XII Congresso ABAR em formato presencial.

Um congresso presencial com mais de 800 participantes, um seminário internacional online, uma plataforma de Ensino a Distância, a primeira edição do curso Regulatory Delivery em Português, 24 webinars, três rodadas de reuniões de Câmaras Técnicas e a oferta de 25 cursos de capacitação: este é o saldo resumido do ano de 2021 para a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação). Os eventos realizados pela entidade no segundo ano da pandemia de Covid-19 contaram com mais de 4.700 participações. E vem muito mais em 2022, a começar pela segunda edição do Regulatory Delivery, em parceria com a Florence School of Regulation (FSR), já marcada para setembro.

A realização em formato presencial do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. ExpoABAR, que reuniu mais de 800 pessoas em Foz do Iguaçu (PR) em novembro, foi o maior desafio enfrentado pela ABAR em 2021 – e com grande êxito. “O sucesso do Congresso demonstra a força da regulação”, avalia o presidente da entidade, Fernando Franco. “Tivemos desafios imensos em 2021, mas a ABAR conseguiu superar todas as dificuldades de forma brilhante, o que traduz o espírito guerreiro do regulador”, completa.

Ao longo de quatro dias foram promovidos 50 painéis de debates e mesas redondas, em cinco áreas temáticas, que contaram com a participação de 150 palestrantes e moderadores de diferentes formações e origens, proporcionando um amplo painel do conhecimento acumulado, no País e fora dele, sobre a regulação e os setores regulados.

Além dos debates, o Congresso foi palco para a apresentação de 162 Trabalhos Técnicos de reguladores de todo o País, e contou com a 6a. edição da Expo ABAR, que reuniu 23 expositores em 18 estandes. O maior evento da ABAR recebeu ainda dois fóruns de caráter internacional, o FIAR (Fórum Ibero-americano de Regulação) e o Ersan (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa).

I Seminário Internacional de Regulação de Resíduos Sólidos, promovido pela ABAR, reuniu mais de 200 pessoas online

EVENTOS ONLINE DRIBLAM RESTRIÇÕES

Em outubro, outro importante evento promovido pela ABAR reuniu, online, mais de 200 pessoas. O I Seminário Internacional de Regulação de Resíduos Sólidos contou com a participação de especialistas e prestadores de serviços de saneamento básico de três países – Brasil, Portugal e Colômbia – para compartilhar experiências e discutir alternativas com vistas à melhoria dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Um dos grandes destaques de 2021 foi a realização da primeira edição do curso Regulatory Delivery, um dos mais respeitados cursos de regulação do mundo, em versão totalmente em Português. A oportunidade foi tão disputada que a ABAR precisou ampliar a oferta de vagas de 60 para 100, e promoverá em 2022 a segunda edição do curso, entre setembro e outubro, desta vez com 120 vagas.

A programação da primeira edição em Português do curso Regulatory Delivery, da FSR, contou com webinars especiais

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia pelo segundo ano consecutivo, as Câmaras Técnicas da ABAR trabalharam incansavelmente em 2021. Além de atuarem na montagem da programação e na organização do Congresso, as CTs da ABAR tiveram três rodadas de reuniões ordinárias no ano, que contaram com 1.226 participações online. Em 2021 a ABAR instalou ainda a Câmara Técnica de Energia Elétrica (CTEnergia), capitaneada pelo diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Os webinars, que chegaram com força no primeiro ano da pandemia, continuaram a todo vapor na programação da ABAR em 2021: foram 24 debates promovidos online –alguns deles em parceria com outras instituições –, que culminaram em 1.303 participações.

Na área de capacitação e treinamento, a ABAR deu um grande passo em 2021 rumo à consolidação de seu portfólio de oportunidades: o lançamento da Plataforma de Educação a Distância ABAR/EAD, que desde o início do ano reúne as ofertas de cursos disponíveis e oferece novos conteúdos, em novos formatos.

Um dos principais lançamentos de 2021 na Plataforma ABAR/EAD foi o curso Metodologia Acertar para Prestadores, que registrou 129 dos 1.445 alunos que participaram de algum dos 24 cursos disponíveis. Outros 11 reguladores integraram uma turma de alunos no formato Curso in Company.

Página inicial da nova Plataforma ABAR/EAD

O QUE VEM POR AÍ

Para 2022, já está confirmada a segunda edição do Regulatory Delivery, da FSR, em Português, com o mesmo valor de inscrição da primeira turma e dobro da oferta inicial de vagas. Na Plataforma EAD, além dos cursos disponíveis, a ABAR continuará criando e oferecendo novos conteúdos, em todos os segmentos regulados e para diversos públicos de interesse.

A diretoria da ABAR também já aprovou a realização, em novembro de 2022, em Brasília, de um Fórum Nacional sobre Regulação, que culminará em um conjunto de sugestões para o aprimoramento do setor a serem encaminhadas ao Presidente da República eleito.

E no final de abril a ABAR terá eleições para a nova diretoria, que assumirá o comando da entidade a partir de maio.

Acompanhe o site e as redes sociais da ABAR para saber mais detalhes do que vem por aí!