ADASA aumenta vigilância da qualidade da água no DF

746

25/05/12

A parceria entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde/DF e CAESB promete aumentar a vigilância e controle da qualidade da água consumida no DF. Essa cooperação tem como objetivo o uso do SISÁGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) para a produção de dados sobre o padrão de potabilidade do produto fornecido pela Caesb, possibilitando o acompanhamento, regulação e fiscalização da qualidade da água pela ADASA e Vigilância Sanitária.

Rossana de Castro, Reguladora de Serviços Públicos da ADASA, explica que o sistema possibilitará aos órgãos envolvidos coletar, transmitir e trocar dados sobre todas as regiões do DF: “Todos têm um interesse comum, que é a preservação da qualidade da água. A interação entre os parceiros e a troca de informações auxiliam o diagnóstico e correção das irregularidades, facilitando a cobertura de todas as áreas do DF”, ressalta Rossana.

O SISÁGUA desenhará um panorama sobre a prestação do serviço de abastecimento de água no DF, apontando aspectos que necessitam de aperfeiçoamento. Esses dados serão essenciais para que a ADASA possa garantir, por meio de sua função regulatória, um bom nível de qualidade da água que é distribuída para a população do DF e a prestação adequada dos serviços realizados pela Caesb.

 

Fonte: ADASA