“A Engenharia e a Cidade” possui programação de palestrantes definida

544

Leodegar, José Luiz Lins vão tratar de Saneamento e Laurindo Junqueira discutirá transportes

O evento “A Engenharia e a Cidade – Saneamento e Mobilidade Urbana”, que será realizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI) e pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), já possui sua programação definida com os palestrantes que estarão presentes. As discussões acontecem no dia 1º de junho no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

Os presidentes das duas entidades organizadoras, Antonio Florentino (Senge-PI) e Murilo Celso Pinheiro (FNE), vão promover a abertura do encontro. Dentro do tema “Saneamento Básico, realidade e perspectivas para Teresina”, a primeira palestra do dia será realizada pelo engenheiro Leodegar Tiscoski, secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, que irá abordar sobre Legislação, Planos Nacional, Estadual e Municipal, Investimentos e Perspectivas.

Em seguida, palestra o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), engenheiro José Luiz Lins, sobre Regulação e Planos de Saneamento. No período da tarde, o engenheiro civil Cid de Castro Dias vai discorrer sobre A História do Desenvolvimento Urbano de Teresina. Ainda no quesito Saneamento Básico, haverá a palestra “Projetos e Investimentos para Teresina”, que será proferida pelo presidente da Agespisa, engenheiro Raimundo Nogueira Neto. A outra palestra terá o foco no Plano Diretor de Drenagem de Teresina, esta será apresentada pelo engenheiro Roberto José Amorim Rufino Fernandes, analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e mestre em hidráulica, área de concentração de Recursos Hídricos.

Com o tema Mobilidade Urbana serão duas palestras: a primeira sobre Mobilidade Urbana em regiões metropolitanas será proferida por Laurindo Junqueira, Superintendente de Planejamento de Transportes da São Paulo Transporte S/A e Especialista Senior da Cia. do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, empresa do Governo do Estado de São Paulo responsável por operar o metropolitano. A segunda palestra, que será promovida pelo secretário de Planejamento de Teresina, arquiteto e professor universitário João Alberto, vai discutir a Realidade e Projetos para Teresina.

O presidente do Senge-PI, engenheiro Antonio Florentino, ressaltou a importância do evento argumentando que é necessário para todos os gestores municipais, assim como para os pretendentes a ocupar cargos eletivos nas eleições de outubro de ano. “É uma oportunidade única de discussão técnica de projetos importantes para a sociedade teresinense. Será analisada a real viabilidade de obras que causarão grande impacto na sociedade nos setores de Mobilidade Urbana e Saneamento Básico.

Técnicos de todo país estarão presentes para mostrar como se faz um planejamento e uma gestão de qualidade nesses setores”, explicou Antonio Florentino.

Fonte: Jornal O Engenheiro

{backbutton}