Próximo Congresso ABAR já tem data: 8 a 10 de novembro de 2023

486
Encerramento XII Congresso Brasileiro de Regulação, em Foz do Iguaçu. Foto: ABAR/Divulgação

Estão definidos o tema e a data do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e 7ª ExpoABAR, maior evento da regulação da América do Sul, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação. Em reunião na manhã desta terça-feira (9), a diretoria da ABAR aprovou a realização do Congresso nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, tendo como tema central “Os desafios da regulação para o desenvolvimento nacional”.

O local do encontro será decidido pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABAR a ser realizada no próximo dia 26 de setembro. Até o momento, foram apresentadas três alternativas de cidades para sediar o Congresso: as cidades de São Paulo (SP), proposta por Arsesp, Artesp e Ares-PCJ; Aracaju (SE), proposta pela Agrese; e Bonito (MS), sugestão da Agems. Novas candidaturas podem ser formalizadas até 31 de agosto, por meio de ofício à Secretaria Executiva da ABAR.

A reunião da Diretoria da ABAR foi realizada em formato virtual

A Diretoria da ABAR também bateu o martelo sobre a data de realização do I Encontro Nacional das Agências Reguladoras, que será realizado presencialmente em Brasília, no dia 23 de novembro deste ano, e reunirá entes reguladores dos três níveis – federal, estadual e municipal/intermunicipal.

Além das 67 associadas à ABAR, serão convidadas a participar do evento as agências reguladoras não associadas. O objetivo do encontro é produzir um documento sobre a regulação brasileira a ser entregue ao presidente e aos governadores que serão eleitos em outubro e iniciarão seus mandatos em 2023.

Na reunião desta terça-feira, a Diretoria definiu ainda os últimos detalhes do Plano de Ação da ABAR para o biênio 2022-2024. O Plano mantém como foco da entidade, além da representação e da articulação institucional, o forte investimento em capacitação e qualificação, por meio do funcionamento das Câmaras Técnicas ABAR e da oferta de cursos, webinars, estudos, publicações e parcerias, entre outros instrumentos.