Projeto Acertar chega à sua terceira etapa

1404

Resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, o Projeto Acertar visa o desenvolvimento de metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O projeto, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS, tem o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

O Projeto Acertar é composto por cinco etapas principais:

unnamed

 

A segunda etapa foi finalizada com a disponibilização do Guia Preliminar de Auditoria e Certificação das Informações do SNIS às Agências Reguladoras filiadas à Abar. O referido documento será disponibilizado para coleta de contribuições no âmbito da Câmara Técnica de Saneamento da Abar (CTSan), entre os dias 14/02/2017 e 31/03/2017.

As próximas etapas do Projeto Acertar estão planejadas conforme datas a seguir:

Etapa Prazo Previsto
1 – Diagnóstico Concluída
2 – Guias de Auditoria e Certificação Concluída
3 – Campanhas Piloto (3 agências) 01/06/2017
4 – Manual de Melhores Práticas 15/08/2017
5 – Treinamentos 13/10/2017

 

A etapa 3 será realizada em três estados: Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul. Nas campanhas-piloto serão aplicados os guias preliminares desenvolvidos à três municípios de cada um dos estados, de forma a permitir a identificação de limitações da metodologia, sendo possível o seu tempestivo ajuste. As campanhas realizadas terão o acompanhamento técnico de membros da Abar e do Ministério das Cidades.