O Programa Produtor de Água do Pipiripau conta com a adesão de mais 15 agricultores da região. A assinatura dos contratos ocorreu na última sexta-feira (02), durante a Colônia de Férias Ambientalmente Divertida, no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e os parceiros do projeto.
Participaram do evento dois diretores da Adasa, Israel Torres e Jorge Werneck, e representantes dos parceiros e dos produtores rurais. A iniciativa, que desde 2012 apoia, orienta e remunera o agricultor local pela prestação de serviços ambientais, já contratou 175 produtores na bacia hidrográfica do Pipiripau – região com longo histórico de conflitos por água, principalmente nos trimestres de agosto a outubro, quando a estiagem é mais severa.
O objetivo do programa é o controle da poluição difusa rural em bacias de importância estratégica. O foco é redução da erosão, melhoria da quantidade e da qualidade da água e regulação do regime hidrológico dos rios, por meio de práticas vegetativas e mecânicas de conservação. Coordenadas por 18 parceiros, as ações colaboram para melhorar o manejo do solo e da água na bacia hidrográfica para aumentar a disponibilidade de água por meio de técnicas de conservação do solo e reposição da cobertura vegetal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.
Os produtores rurais que adotam práticas e manejos conservacionistas recomendados para as suas propriedades são pagos pelos serviços ambientais prestados. Desde o ano passado, o novo edital paga de R$ 43 a R$ 344 por hectare/ano. O programa é dividido em três modalidades: conservação de solo, restauração de vegetação nativa e conservação de espécies nativas remanescentes.
Educação ambiental
Mais de 60 crianças brincaram e aprenderam sobre meio ambiente na Colônia de Férias Ambientalmente Divertida. Entre as atrações, houve um teatro sobre o combate ao mosquito da dengue, oficinas a respeito da escovação dos dentes economizando água, do ciclo da água e assoreamento e brincadeiras com entrega de medalhas. As mães participaram da oficina de artesanato em tecido.
Ao final, as crianças ganharam brinquedos e lanche. O evento de educação contou com a colaboração da Associação dos Usuários do Canal de Abastecimento de Água do Santos Dumont (AUCASDU).

Programa Produtor de Água do Pipiripau – Foi originalmente concebido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2001. Em 2008 a ANA assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Adasa, a fim de desenvolver ações de gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pipiripau. Em 2012 o programa teve seu piloto implantado na região. Hoje conta com o apoio de 16 parceiros do setor público, da iniciativa privada, da sociedade civil, da universidade e do terceiro setor. A Adasa é coordenadora da Unidade de Gestão do Projeto – UGP. Entre os parceiros estão: ANA; Banco do Brasil; a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal); DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal); a EMATER-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal); Embrapa – Cerrados (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Fundação Banco do Brasil; IBRAM-DF (Instituto Brasília do Meio Ambiente); Rede de Sementes do Cerrado; Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural); Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente); Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste); UnB (Universidade de Brasília); The Nature Conservancy; e WWF Brasil.
O potencial produtivo da região pode ultrapassar 300 toneladas de hortaliças/ano, o que é um número ainda mais impressionante se considerarmos a média do DF, que é a maior do país (180 toneladas de hortaliça por hectare/ano, contra a média nacional de 62 toneladas). A atividade agrícola da região pode gerar de 800 a mil empregos diretos. Com a renovação do sistema, será possível recuperar uma vazão de aproximadamente 170 litros por segundo, quantidade suficiente para abastecer até 70 mil pessoas na área urbana.
