Programa de educação ambiental da ADASA volta à escola com nova metodologia

540

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal retomou nesta sexta-feira (23/02) o programa de educação ambiental Adasa na Escola, com novo formato. Mais de 180 alunos da escola classe 29, em Taguatinga, participaram de dinâmicas de educação ambiental como a pesca de resíduos, amarelinha ambiental e corrida do lixo seco e úmido.

Segundo a responsável técnica do Adasa na Escola,  Cássia Van Den Beusch, as brincadeiras foram desenvolvidas após percepção da equipe do programa de que era preciso ir além de informar por meio de palestras. “Percebemos que para sensibilizar as crianças era preciso envolvê-las em atividades que contribuíssem para uma mudança de comportamento. Dessa forma desenvolvemos brincadeiras onde elas vivenciam o descarte correto dos resíduos e o uso racional da água, brincadeiras que elas levarão para o seu cotidiano”, afirmou.

A meta do “Adasa na Escola” para 2018 é atender cerca 25 mil crianças e aproximadamente 50 unidades. A seleção de visitas é feita pela equipe do programa que segue critérios específicos, priorizando estabelecimentos de ensino ainda não atendidos ou que ficam em áreas carentes.

Fórum Mundial da Água
O programa Adasa na Escola será apresentado no 8° Fórum Mundial da Água, que será realizado em março, em Brasília. As práticas de educação ambiental serão desenvolvidas na Vila Cidadã, espaço aberto e gratuito do evento mundial. Paralelamente, em espaço mais reservado, na área Expo, o Adasa Escola apresentará resultados obtidos desde a sua criação e ações em parceria com a Fiocruz Brasília e a UNB.