Primeiro leilão de transmissão de 2021 será dia 30 de junho

24

Com previsão de R$ 1,3 bilhão em investimentos e geração de aproximadamente 3000 empregos, o Leilão de Transmissão nº 01/2021 foi aprovado nesta quinta-feira (27/5) pela Diretoria Colegiada da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em reunião pública extraordinária. O edital passou pela verificação do Tribunal de Contas da União (TCU). O certame está previsto para ser realizado no dia 30 de junho na sede da B3 em São Paulo.

O leilão apresenta cinco lotes, para a construção e manutenção de 515 quilômetros em linhas de transmissão e de 2.600 megavolt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 36 a 60 meses, contemplarão seis estados – Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.


Neste mês de maio, a ANEEL promoveu workshop de esclarecimentos técnicos sobre os principais pontos do certame. O evento, transmitido pelo canal da Agência no Youtube, contou com 259 participantes. Houve exposições de dirigentes e técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da ANEEL.