Na quarta-feira (7/4), o presidente da Agesan-RS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul) e prefeito de Rolante, Pedro Rippel, participaram de reunião com o presidente da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), Roberto Barbuti. O encontro teve como pauta o reajuste tarifário, previsto contratualmente, que corrige anualmente as tarifas. A ação resultará no acréscimo nos valores das tarifas com base em uma cesta de índices, que consiste, aproximadamente, na reposição da inflação.
Outro tema debatido foi a revisão tarifária da base de ativos. “Na análise de 2019 ela não estava atualizada. Agora, com mudanças contratuais, será ajustada, até mesmo por modificar a composição dos ativos da Companhia”, resume Rippel. A desestatização da Corsan também foi comentada. Barbuti explicou que o assunto será debatido com representantes dos municípios e descreveu como o processo deverá acontecer.
Rippel também aproveitou a reunião para fazer algumas cobranças referentes ao esgotamento sanitário nas cidades reguladas pela Agesan-RS, entre elas Rolante, que tem um projeto de esgotamento sanitário para levar o serviço para aproximadamente 60% do município. A cidade passa por dificuldades de operacionalização, geradas pelo período em que as obras estão paradas, aumentos da inflação, entre outras. “Por isso, é necessário aporte da Corsan para colaborar na solução dos problemas de todos os municípios”, afirmou o presidente.