Presidente inicia pelo Sul série de reuniões com regionais da ABAR

162

No último dia 30 de agosto, o presidente Vinícius Benevides, da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), reuniu-se virtualmente com as agências associadas da Região Sul para apresentar o Plano de Ação da entidade para o biênio 2022-2024 e discutir temas de interesse geral e regional. A reunião foi conduzida em colaboração com o VP Sul da ABAR, Adir Faccio (Aris-SC), e contou com representantes das agências Agir (SC), AGR Tubarão (SC), Agergs (RS), Agesan-RS, Ager (Erechim-RS), Agerst (RS) e Agepar (PR). Participou ainda o secretário executivo da ABAR, Sílvio Diniz.

Esta foi a primeira de uma série de reuniões que o presidente pretende realizar com todas as regionais da ABAR, na expectativa de aproximar ainda mais os dirigentes da entidade das diretorias de suas associadas, de forma a que todas possam participar efetivamente das discussões e das decisões da ABAR.

Na abertura do encontro, o presidente Benevides atualizou os participantes sobre as últimas atividades e as participações da entidade em debates e eventos sobre regulação e infraestrutura. Comentou também sobre atividades programadas para as próximas semanas, convidando os associados a se integrarem.

Vinícius agradeceu ao VP Sul, Adir Faccio, pelo empenho na organização do evento, e em seguida iniciou a pauta da reunião informando sobre o I Encontro Nacional de Agências Reguladoras, que será realizado pela ABAR em 23 de novembro próximo. Deste Encontro resultará um documento, a Carta de Brasília, a ser entregue ao presidente e aos governadores eleitos. “Queremos que as 67 associadas ABAR participem da elaboração deste documento”, disse, convidando os VPs da ABAR a coordenarem, em suas regiões, a elaboração dos conteúdos que comporão a Carta.

REUNIÕES TRIMESTRAIS

No segundo ponto da pauta, Benevides apresentou a sugestão de que as regionais da ABAR realizem reuniões trimestrais, a exemplo do que fazem as Câmaras Técnicas, porém com foco nas questões específicas de cada região. “Isso é muito importante para que possamos ter, além da radiografia das Câmaras Técnicas, uma visão clara também das questões regionais, de forma que possamos aperfeiçoar os cursos que a ABAR oferece”, explicou o presidente.

A seguir, os participantes foram convidados pelo presidente a intensificar o relacionamento das áreas responsáveis pela comunicação de suas agências com a assessoria de imprensa da ABAR. “Temos espaço em nosso site para notícias das associadas, e é importante que vocês nos enviem suas notícias, já que um dos propósitos da ABAR é promover a difusão de boas práticas e a integração entre as agências reguladoras”, destacou Benevides.

A apresentação do Plano de Ação ocupou boa parte do encontro, com destaque para os eventos já programados – como o Encontro Nacional citado acima e o XIII Congresso Brasileiro de Regulação, em novembro de 2023 –, a agenda de cursos e capacitações e a ampliação do leque de parcerias e acordos de cooperação da ABAR.

“Queremos manter o contato muito próximo com as associadas, por intermédio dos VPs de cada região, para podermos reagir de forma mais rápida, quando necessário, diante de eventuais necessidades das agências infranacionais”, sublinhou o presidente no encerramento do encontro.