Presidente da Abar e gerente da Arsal abrem segundo dia de encontro sobre Saneamento

789

Durante a abertura do segundo dia da XXIII Reunião da Câmara Técnica de Saneamento Básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), o presidente da entidade – e também da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam) -, Fábio Augusto Alho, agradeceu a “hospitalidade e generosidade” da Agência Reguladora de Alagoas (Arsal), na figura do seu presidente, Marcus Vasconcelos, e destacou a importância dessas discussões e da junção técnica das agências.

“Ficamos felizes em ver a integração dentro desses fóruns de estudos e o esforço feito pelas agências para participar, mesmo em um ano financeiro tão difícil, com recursos contingenciados. Quero dizer que a Associação está trabalhando para superar essa batalha e, que mesmo com esse contingenciamento, que chegou a 100% em algumas agências, é importante lembrar que o trabalho desenvolvido vem crescendo”, avaliou Fábio Augusto na manhã desta sexta-feira, 04.

Em seguida, o gerente de Saneamento da Arsal, Antonio de Padua Lins, ministrou a palestra “A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico em Alagoas”, apresentando um breve histórico da Agência, desde sua criação, em 2001, até um panorama do mais recente serviço público regulado no Estado, cujas fiscalizações “in loco” começaram em janeiro deste ano, em 35 municípios.

Após explicar o processo fiscalizatório, que vai desde a captação de água até a distribuição final, em mananciais, adutoras, estações de tratamento, reservatórios, rede distribuidora e laboratórios, Antonio de Padua falou sobre os principais desafios do setor: aumentar o número de municípios regulados, em articulação entre prefeituras e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e iniciar a regulação dos serviços autônomos de água e esgoto.

Com dados e imagens, o gerente apresentou detalhes sobre essas fiscalizações, explanou sobre a participação da Arsal no Plano Estadual de Resíduos Sólidos e sobre o monitoramento dos indicadores de qualidade da água.

O encontro, que tem o apoio da Arsal, acontece no Hotel Jatiúca até às 18h desta sexta-feira. Participam do evento as diretoras-executivas da Arsal, Eulália Moraes, que responde pela área de Saneamento, Patrícia Medeiros e Eliane Merten, gerentes e técnicos da Agência Reguladora, representantes de agência reguladoras de todo o País e de órgãos estaduais e municipais.

Ascom Arsal