Presidente da Abar acompanha atividades do XII Fórum Iberoamericano de Regulação

265
Abar

Compromisso assumido na Colômbia visa melhoria das políticas de saneamento

A Associação de Entes Reguladores de Água e Saneamento das Américas (Aderasa) promoveu a 12ª edição do Fórum Iberoamericano de Regulação, cujo tema foi “Gestão Sustentável da Água, um Bem Público Global” nos dias 16, 17 e 18 de outubro, na cidade de Cartagena, Colômbia.

A Agência Brasileira das Agências Reguladoras (Abar), na figura de seu presidente Fernando Alfredo Rabello Franco, acompanhou as atividades da programação do evento. “É importante termos essa aproximação da Abar com os demais reguladores da América Latina, através da liderança da Aderasa”.

Na sexta-feira (18), o presidente da Abar esteve na Assembleia da Aderasa, onde a Abar possui cadeira de membro efetivo. “Enfatizei ao presidente da Aderasa, Oscar Pintos, nossa intenção de priorizar a cooperação entre a Abar e Aderasa mediante ações que serão implementação nesse sentido no ano de 2020”, contou Fernando.

Pacto firmado 

Durante as atividades do Fórum, foi elaborada a Declaração de Cartagena, documento com as conclusões e compromissos traçados pelo grupo de participantes do evento. O presidente da Abar, Fernando Alfredo Franco, assinou a ata.

Dentre as principais estratégias traçadas pelo grupo, destacam-se: implantação de novas tecnologias que aumentem a qualidade na prestação dos serviços de água potável e saneamento; alterar a visão de economia linear e assumir um enfoque de economia circular da água, priorizando o reuso dos recursos e evitando o desperdício e, também, a adoção de soluções alternativas para garantir a distribuição de água e saneamento para zonas periféricas e rurais de toda América Latina e Caribe.