Prêmio ABAR será entregue para a presidenta Dilma

585

Brasília – A Assembléia Geral da ABAR, realizada no dia 13 de julho, escolheu a Presidenta Dilma Roussef como personalidade a receber o Prêmio ABAR 2011. Essa premiação, concedida a cada dois anos por ocasião do Congresso Brasileiro de Regulação, é a maior comenda da regulação brasileira e visa homenagear pessoa ou instituição que tenha se apresentado como destaque no contexto da regulação.

As razões para a escolha se deram em reconhecimento às reiteradas manifestações da Presidenta Dilma de que as indicações para dirigentes das Agências Federais estariam à margem das escolhas partidárias da base política governamental, mas seguindo critérios técnicos e sob o seu estrito controle. Esta postura republicana da Chefe da Nação demonstra seu apreço à atividade regulatória e indica sua compreensão da importância que representa no desenvolvimento sustentável do Brasil. Sua intenção vem se materializando nas mais recentes indicações aprovadas no Senado da República, como, por exemplo na ANP e ANAC.

Pesou também para a escolha o fato de que a Presidenta Dilma, quando no exercício de Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, foi responsável pela criação do PRO-REG (Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação), iniciativa que tem contribuído para a melhoria da qualidade da regulação no nível federal e, através de bem sucedida parceria técnica com a ABAR, estendida aos demais níveis federativos.

Como a Presidenta se encontrava em viagem ao exterior durante a realização do VII Congresso Brasileiro de Regulação, de 20 a 23 de setembro de 2011, o Gabinete Presidencial irá marcar uma audiência para que ela receba das mãos da Diretoria da ABAR a merecida homenagem.