A Antaq disponibilizou no Portal da Agência uma seção específica para os passageiros. Nela, os usuários encontrarão diversas informações de utilidade pública. Na seção, os passageiros terão informações sobre seus direitos básicos, orientações de como proceder em caso de atrasos e cancelamentos de viagens, detalhes sobre bagagens, benefícios e gratuidades, trânsito de crianças e adolescentes, linhas e horários das viagens e empresas autorizadas. Também estão disponíveis vídeos e cartilhas com informações úteis aos passageiros e mais um espaço para dúvidas e reclamações.
A gerente de Regulação da Navegação Interior da Antaq, Patrícia Gravina, ressalta que “a navegação fluvial é o mais importante meio de transporte de pessoas e mercadorias na Região Amazônica, conectando as diversas comunidades e polos de produção”. A demanda é estimada em 13,6 milhões de passageiros ao ano, incluindo a navegação interior de travessia.
De acordo com a gerente, o transporte de passageiros na navegação interior é um meio peculiar no Brasil, principalmente em relação a sua importância social, onde as infraestruturas rodoviária, ferroviária e aeroviária possuem baixa abrangência, restando ao transporte hidroviário a função de integrador social e econômico da Região Amazônica. “Por conta disso, a Antaq criou um canal de informações voltado ao passageiro”, pontua Patrícia.