Podcast de engenheiro da Arsae-MG debate temas relacionados à água

83

O engenheiro ambiental e mestre em Saneamento Lucas Pessoa, Gerente de Fiscalização Operacional da Arsae-MG, criou, em setembro de 2019, o podcast H2O, com a proposta de debater temas relacionados a recursos hídricos, saneamento e meio ambiente. Desde então, já foram ao ar 91 episódios, abordando os mais diversos aspectos desta temática. O conteúdo é aberto a todos os interessados e pode ser acessado aqui.

No mais recente episódio, Lucas conversa com Roberta Mass, presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), sobre os desafios da prestação dos serviços de água e esgoto de uma companhia estadual, e também aborda as mudanças impostas pelo Novo Marco do Saneamento.

Ele conta que a ideia de criar o podcast surgiu a partir de suas conversas com professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) durante o curso de mestrado em Saneamento. “A proposta é levantar discussões e trazer informações para profissionais, estudantes, gestores públicos e operadores de saneamento, além de promover debates sobre meio ambiente e recursos hídricos”, explica Lucas Pessoa.

O podcast é uma iniciativa pessoal do engenheiro da Arsae-MG, que em alguns episódios entrevista servidores da própria agência, e em outros traz especialistas para falar de temas como estrutura tarifária, gestão de recursos hídricos, regulação de resíduos sólidos, tratamento anaeróbico de esgoto, ambientalismo e consumismo e eficiência energética, entre outros.

Na conversa com Roberta Mass, Lucas procura trazer ao ouvinte um pouco da realidade e da experiência da Casan, abordando temas como a cobrança de soluções individuais, os desafios de uma companhia estadual, o enfrentamento da crise hídrica, as reclamações mais comuns de usuários e municípios, a interação da companhia com as agências reguladoras e os impactos e perspectivas trazidos pelo Novo Marco do Saneamento.

Ouça aqui o episódio #91 do podcast H2O