Pesquisa Panorama Acertar 1/2020 já está disponível

96

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) está lançando o Panorama Acertar 1/2020, terceira edição da pesquisa realizada semestralmente para demonstrar o nível de implementação da Metodologia Acertar nas agências reguladoras infranacionais. O objetivo do levantamento é incentivar as agências a dar andamento a essa importante metodologia junto aos seus prestadores regulados.

“A Pesquisa Panorama tem o objetivo de acompanhar a evolução da aplicação da metodologia Acertar pelas agências reguladoras infranacionais. Ela chega a sua terceira edição e já demonstra que a metodologia foi implementada por duas agências, Arsae-MG e Arsec”, afirma Samuel Barbi, gerente de Informações Econômicas da Arsae/MG e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Na avaliação de Samuel Barbi, que é um dos idealizadores do Acertar, “a cultura de treinamentos, acompanhamento, transparência e exposição que vem sendo adotada pela ABAR ajuda a que as agências entendam a metodologia e a apliquem, visando a melhoria contínua da qualidade das informações e da gestão no setor de saneamento”.

A maior parte das agências participantes já iniciou o processo de implementação da metodologia. No entanto, em função dos impactos gerados pela pandemia de Covid 19, 13 treze das 31 agências participantes informaram que não conseguirão entregar as certificações no prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, 31 de junho de 2021.

O arquivo está disponível na Biblioteca ABAR, mas você também pode clicar aqui para baixar diretamente o PDF da pesquisa.

NOVA RODADA

A ABAR já está iniciando a realização da 4ª edição da pesquisa entre as agências associadas. O levantamento de informações está sendo realizado por meio de um formulário disponível neste link. O prazo para responder a nova pesquisa é 26 de fevereiro.