Paulo Salles é nomeado Diretor Presidente da ADASA

1194

O biólogo Paulo Sérgio Brêtas de Almeida Salles foi nomeado ontem (29) Diretor Presidente da Adasa para exercer mandato de cinco anos. Seu nome foi apresentado pelo governador Rodrigo Rollemberg, aprovado por unanimidade pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e referendado pelo plenário da Câmara Distrital.

Desde janeiro Salles vinha ocupando a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal. Doutor em ecologia pela University of Edinburgh e pós doutorado na Universidade de Amsterdam, Paulo Salles aposentou-se como professor associado da Universidade de Brasília.

Com onze anos de existência, a Adasa terá Paulo Salles como seu quarto Diretor Presidente. A Agência é gerida por uma Diretoria formada por quatro diretores, com mandatos fixos de cinco anos e não coincidentes de seus diretores. Tem independência decisória e, segundo a lei 4.285/2008, ausência de subordinação hierárquica. Sua função é regular e fiscalizar o uso das águas do DF, com o intuito de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia e saneamento básico, em benefício da sociedade.

Paulo Salles

Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia teórica, atuando em cursos de graduação e pós-graduação em ecologia e educação científica. Seus trabalhos de pesquisa abordam principalmente em modelagem ecológica baseada em inteligência artificial (raciocínio qualitativo), com aplicações a temas de desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos e educação científica, principalmente no ensino de ciências e biologia.

Foi diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e diretor-secretário da Fundação para Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC). Tem atuado em gestão de recursos hídricos tendo sido vice-presidente, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá (DF).

Paulo Salles vem exercendo o cargo de Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal, e é o representante  do GDF junto ao World Water Council, na comissão organizadora do 8º World Water Forum, o evento mundial mais importante sobre água, que ocorrerá em Brasília, em 2018.