domingo, agosto 1, 2021

Com o objetivo de enriquecer o portfólio de capacitações oferecidas à comunidade reguladora e a toda a cadeia da regulação, proporcionando novas oportunidades de aprimoramento para reguladores e regulados, ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) firmou um Termo de Cooperação com a FIA (Fundação Instituto de Administração), que prevê o desenvolvimento de ações, programas e projetos nas áreas de ensino, capacitação, pesquisa e consultoria.

 

SOBRE A FIA – FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO

A FIA (Fundação Instituto de Administração) foi fundada em 1980 por professores da FEA/USP, e desde então presta consultoria em diversos setores – já foram mais de 8 mil nos últimos 40 anos.

A FIA propõe serviços de consultoria, treinamento, formação e capacitação visando atingir o ponto de equilíbrio entre contratos atuais e novos contratos, permitindo ao quadro funcional das agências reguladoras desenvolver, de forma eficiente e otimizada, orientação e indicação quanto à gestão das ações de regulação no País.

 

SOBRE A PARCERIA ABAR/FIA

O Termo de Cooperação assinado pela FIA e ABAR tem por objetivo promover suporte técnico e ações estratégicas aos associados e demais stakeholders, responsáveis pelo trabalho de regulação em todo o país.

 

BENEFÍCIOS DA PARCERIA ABAR/FIA

Consultoria

A FIA tem por objetivo apoiar a ABAR em diversos campos do trabalho que a ABAR realiza junto a associados e parceiros da cadeia da regulação. Dentre as inúmeras ações de consultoria, destacam-se:

  • Pesquisas de opinião junto aos usuários
  • Desenvolvimento e aplicação de metodologias
  • Gerenciamento de riscos em contratos
  • Reestruturação administrativa, financeira e operacional
  • Modelagem em processos de concessão e privatização
  • Revisão, atualização e reequilíbrio de contratos
  • Planejamento de ações estratégicas
  • Compliance (administrativo, tributário, socioambiental)
  • Due dilligence
  • Gerenciamento de projetos

Algumas dessas ações merecem destaque, tais como as pesquisas descritivo-analíticas e de caráter quantitativo, que abordam as opiniões dos usuários sobre os serviços regulados visando a permanente melhoria na prestação de serviços à população.

Outro ponto a destacar é o uso de metodologias adequadas para o cálculo do reequilíbrio econômico-financeiro em contratos de concessão, privatização e PPPs. A consultoria busca sobretudo,  apresentar a melhor forma de equilíbrio, baseando-se nas informações de mercado, com as melhores taxas para o reequilíbrio dos contratos, com base na capacidade de pagamento e custo de oportunidade do Poder Concedente e dos Concessionários.

A consultoria oferece ainda análise do impacto na utilização dos atuais índices de correção de tarifas; reestruturação estratégia em serviços terceirizados; desenvolvimento institucional das agências reguladoras e empresas reguladas; acompanhamento dos contratos; programa de compliance fiscal-tributário e socioambiental; fluxo de valor para cadeia de empresas reguladas; atendimento às exigências da legislação em vigor; produtividade interna; tudo isso com eficácia operacional e gerenciamento ágil dos projetos.

Capacitação

Buscando desenvolver o melhor programa de capacitação aos associados da ABAR, a FIA oferece opções de cursos e treinamentos em diversas áreas de conhecimento, separados em 2 grupos:

  • MBA FIA/ABAR – Capacitação dos gestores das agências, empresas reguladas e agentes envolvidos na cadeia de regulação.
  • Cursos e treinamentos FIA/ABAR – Capacitação customizada para agentes e profissionais envolvidos na cadeia da regulação, com ênfase nas agências reguladoras e demais entes ligados às atividades reguladas, abrangendo temas fundamentais relacionados à gestão, operação e legislação.

O conteúdo dos módulos de capacitação disponibiliza conhecimentos e técnicas para aqueles que atuam como licitantes e/ou administradores públicos, empresas concessionárias, gestores das agências e demais entes da cadeia da regulação, abrangendo todo o processo, desde a licitação até a execução de contratos, fiscalização dos serviços, penalidades, direitos e obrigações e aprimoramento das operações. Tudo isso levando em conta os dispositivos legais em vigor.

Temas abrangidos pela capacitação:

  • Implantação de programas de desenvolvimento gerencial
  • Cursos de reciclagem profissionais de curta duração (micro learning)
  • Oficinas de avaliação de desempenho dos gestores da cadeia de regulação
  • Coaching executivo para gestores das agências e demais entes da regulação
  • Modelo integrado de gestão de pessoas por competências
  • Estruturação e implementação do sistema de desenvolvimento de carreira, cargos e remuneração
  • Palestras e workshops customizados
  • Outras atividades a serem definidas de comum acordo com a ABAR em função das demandas das agências e demais entes da cadeia da regulação

Expertise em capacitação

  • Gestão da Inovação
  • Planejamento Estratégico e Estudos do Futuro
  • Desenvolvimento e Modernização Organizacional
  • Gestão Orçamentária e Gestão Previdenciária
  • Administração de operações reguladas
  • Política de Negócios e Administração de Projetos
  • Gestão de contratos públicos
  • Concessões e PPP
  • Gestão da Educação e Universidades Corporativas
  • Gestão do capital humano
  • Estudos para reequilíbrio de contratos
  • Big Data / Analytics aplicados à regulação
  • Gestão estratégica em saneamento, gás, águas e transportes
  • Sustentabilidade ambiental
  • Estudos econômico-financeiros