Para atrair ideias inovadoras, agência lança o Agenersa Hub+Impacto

48

Espaço físico ou virtual para criar soluções voltadas à energia e saneamento. Este é o Agenersa Hub+Impacto lançado nesta terça-feira (05/04) pela agência reguladora, que pretende estimular a interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras, visando promover um ambiente mais favorável à inovação e estimular o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Rio em saneamento e energia.

“O Projeto Agenersa Hub+Impacto tem como objetivo transformar ideias em ações que favoreçam a inovação no setor público. Queremos atrair iniciativas que possam contribuir para melhorar os serviços à população nas áreas de saneamento e energia”, disse o presidente da Agenersa, Rafael de Carvalho Menezes. “Inovação e pesquisa são condições essenciais para se obter um constante aperfeiçoamento das nossas atividades. Hoje, a Agenersa dá início a esse projeto com um único objetivo, que é a melhoria dos serviços regulados, buscando contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio”, complementa o vice-presidente da agência reguladora Vladimir Paschoal.

Os hubs de inovação se caracterizam como ambientes físicos ou virtuais onde pessoas de diversos meios se encontram para estabelecer conexões, buscar oportunidades, soluções mais baratas e gerar negócios com o objetivo de beneficiar pessoas e empresas, concretizando projetos inovadores. O projeto da agência reguladora é uma plataforma que vai fazer a junção dos atores envolvidos – governos, empresas, institutos de pesquisa, intelectuais, organizações não governamentais e startups.

“Temos um desafio muito grande no setor público, por isso o nosso principal objetivo é conseguir, com a ajuda e colaboração de todos, realizar transformações e termos resultados mais efetivos, com mudança social, nas áreas de saneamento e energia, que são os pilares básicos para o desenvolvimento de uma economia”, explicou a mentora do Agenersa Hub+Impacto, Vanessa Pires, que falou ainda que há possibilidade de investimento financeiro para os melhores projetos, promoção de workshops para fomentar a capacitação e compartilhar as iniciativas para que mais pessoas tenham acesso às metodologias criadas.

Convidado pela Agenersa, o especialista em regulação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) falou sobre o papel da regulação e da inovação. Para Rodrigo Narciso, as agências têm desafios a enfrentar para uma regulação inovadora. “Reforçar o foco na inovação na política regulatória; aumentar a qualidade do marco regulatório em matéria de inovação; melhorar a implementação de regulamentos para promover a inovação; incluir a inovação na Análise de Impacto Regulatório (AIR) e na Análise de Resultado Regulatório (ARR)”.

Siga o Agenersa Hub+Impacto no Instagram: @hubimpactoagenersa