Panorama Acertar analisa dificuldades e aprendizados no uso da metodologia

187

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) está lançando o Panorama Acertar 1/2022, sétima edição da pesquisa semestral que revela o nível de implementação da Metodologia Acertar pelas agências reguladoras infranacionais. Um dos objetivos da publicação é incentivar as agências a darem andamento à implementação da metodologia junto aos prestadores regulados.

Acertar é a metodologia oficial de auditoria do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), e é composta de cinco ciclos de certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviços. A nova edição traz informações relevantes quanto à implementação do 2º ciclo de auditorias, que se encerra em dezembro de 2022 e tem o propósito de analisar as principais dificuldades e aprendizados encontrados pelos reguladores.

Os relatórios de certificação do 1º ciclo deveriam ter sido entregues por todas as agências reguladoras, inclusive as selecionadas na Chamada Pública nº 008/202 “Acertar II”, até o final de dezembro de 2021. Dezessete agências cumpriram os requisitos e tiveram os relatórios publicados no Portal do SNIS, duas delas já contemplando também o segundo ciclo de auditorias.

A implementação do Acertar tem como objetivo primordial melhorar a qualidade das informações dos prestadores de serviços de saneamento que alimentam o SNIS para efeitos de regulação. A metodologia, no entanto, inclui em si um elevado potencial transformador para as companhias de saneamento. O aprimoramento da produção de informações, de forma a gerar dados mais confiáveis, induz as empresas a adotarem padrões da era da digitalização, o que eleva o nível da gestão amplia a competitividade na prestação dos serviços.

Baixe o Panorama Acertar 1/2022

Saiba tudo sobre a Metodologia Acertar