Ouvidoria Itinerante da ARES-PCJ chega à 100ª edição

539

A Ouvidoria Itinerante da ARES-PCJ atinge em outubro a marca de 100 visitas. O trabalho, que teve início há três anos e já realizou aproximadamente 5700 atendimentos, consiste em levar aos municípios associados e conveniados, em praças públicas ou junto ao atendimento dos prestadores de serviço, a divulgação do trabalho da agência e de informações sobre como utilizar sua ouvidoria. A centésima edição acontece em Campinas no dia 17 de outubro, na Praça Rui Barbosa, das 10h às 16h.

A atividade foi realizada ao longo do primeiro ciclo passando por praças com grande circulação de pessoas em praticamente todos os municípios associados e conveniados à ARES-PCJ, com autorização das respectivas prefeituras e participação de representantes dos prestadores de serviço. Foram realizadas na ocasião 35 edições, algumas com mais de um município visitado no mesmo dia, num total de 1985 atendimentos.

No segundo ano, a proposta foi testar se o alcance da atividade seria maior, com mais atendimentos, se a Ouvidoria Itinerante estivesse localizada na sede de atendimento ao público dos prestadores de serviço, afinal, nelas a população estaria mais predisposta a obter informações sobre a regulação do saneamento básico e como ela influencia a sua vida, do que caminhando no centro da cidade rumo ao banco, por exemplo. Foram mais 34 visitas e 1789 atendimentos, que permitiram diagnosticar as particularidades da comunidade de cada município: em alguns há mais efetividade na praça e, em outros, no atendimento do prestador. E vice-versa.

Leia mais aqui.