Ouvidoria da Agenersa registra redução de ocorrências em 2016 em relação ao ano anterior

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O número de ocorrências registradas na Ouvidoria da Agenersa teve uma redução de pouco mais de 10% em 2016 em relação ao ano anterior. O setor, que protocola as reclamações recebidas pelo Call Center sobre os serviços das concessionárias Ceg, Ceg Rio, Prolagos, Águas de Juturnaíba e Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) recebeu 873 ligações o ano passado, número abaixo do total de 2015, quando foram registradas 976 ocorrências.

A Ouvidoria conseguiu solucionar quase todos os atendimentos de forma satisfatória para os consumidores, ocasionando a autuação de apenas oito processos regulatórios gerados a partir de ocorrências do setor: cinco da Ceg e três da Cedae.

A maior redução registrada foi dos chamados relativos à Concessionária Águas de Juturnaíba, que responde pelo saneamento básico de Araruama, Saquarema e Silva Jardim: apenas quatro ocorrências, 85% a menos que em 2015.

A Ouvidoria da Agenersa contabilizou aumento de quase 19% nas ocorrências relacionadas à Prolagos – concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto de Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo. Em 2015, a concessionária havia totalizado 32 ocorrências, em 2016 foram 38.

Reclamações Cedae

A Ouvidoria da Agenersa começou a registrar as reclamações da Cedae a partir de 14 de julho, quando passaram a vigorar os manuais de procedimentos estabelecendo normas e prazos para o atendimento aos clientes tanto por parte da Cedae quanto pela Agenersa. Até junho de 2016, a Ouvidoria da Agenersa encaminhou e monitorou 430 reclamações referentes à Cedae; e de julho a dezembro foram tratadas 264 reclamações: 204 encaminhadas e monitoradas por e-mail, e 114 ocorrências registradas no sistema.

Registro de reclamações

A Ouvidoria é um canal direto com os consumidores que desejam registrar suas reclamações sobre os serviços públicos regulados pela Agenersa, quando não conseguem ter seus pedidos atendidos satisfatoriamente pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelas Ouvidorias das Concessionárias Ceg, Ceg Rio, Prolagos, e Águas de Juturnaíba e CEDAE.

Os consumidores podem fazer suas solicitações pelo número 0800 024 9040, através de formulário disponível na página da Agência na Internet (www.agenersa.rj.gov.br), por e-mail (ouvidoria@agenersa.rj.gov.br), ou através de carta endereçada à AGENERSA (Avenida Treze de Maio, nº 23/23º andar, Centro, RJ).

 

Fonte: Agenersa