Oficina da ANA debate modelo de gestão de recursos hídricos dos afluentes da margem direita do rio Amazonas

562

Entre 16 e 17 de agosto aconteceu a Oficina sobre o Modelo de Gestão de Recursos Hídricos na Região dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas, em Brasília, no Auditório do Ministério do Meio Ambiente no SEPN 505, Lote 2, Edifício Marie Prendi Cruz, em Brasília. O encontro é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CTPNRH), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

A Oficina busca promover a discussão sobre o modelo de gestão mais adequado à realidade da região dos afluentes da Margem Direita do Amazonas levando em consideração a complexidade física e territorial da região e os conflitos pelo uso da água já instalados. O encontro também busca subsidiar a estruturação do Colegiado Gestor para acompanhamento da implementação do Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas (PERH-MDA). Durante a programação da Oficina também será proposta uma agenda para este colegiado, o que inclui a atualização do Plano.

Em 16 de agosto a ANA abriu o evento com uma apresentação do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, Sérgio Ayrimoraes, sobre Instâncias Colegiadas Existentes e o Modelo Proposto para o PERH-MDA. A Agência também abordou como fazer a atualização do Plano Estratégico visando à implementação deste instrumento de gestão de recursos hídricos. Dentro deste tema, os representantes dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos da região puderam apresentar suas opiniões sobre o processo de elaboração do PERH-MDA.

Leia mais aqui.