ASPE – Oferece Curso de Capacitação aos Professores da Rede Estadual

637

Nos dias 14 e 15 de agosto, foi realizado, no Centro Educacional Martinho Lutero, em Vitória – ES, as primeiras aulas capacitatórias para professores da rede estadual de educação do projeto Boa Energia nas Escolas, onde o caminhão passará nos próximos meses. O programa é uma parceria da Agência de Serviços Públicos de energia do Espírito Santo – ASPE, EDP Escelsa e Secretaria Estadual de Educação (SEDU), e estima a visita em 111 escolas da Grande Vitória visando ao conhecimento sobre eficiência energética.

A capacitação pedagógica é um auxilio dado aos professores que acompanharão os alunos no projeto, e durante as aulas eles aprendem as regras básicas da geração e distribuição de energia. O professor mestre responsável pelas aulas, Roberto Carlos de Moraes, diz que vê no programa uma grande oportunidade de conscientização da população. “O nosso objetivo com essas aulas é que, no dia a dia, o professor transmita os conceitos, a ideia de uso racional, o combate ao desperdício de energia, e que os alunos possam por em prática não só na escola, mas dentro de casa também.”, disse o mestre.

Para auxiliar nas aulas educativas, foi disponibilizado um kit didático para dinamizar a aprendizagem. O material serve de apoio pedagógico e o programa acredita no potencial do professor como formador de opinião. “Estamos criando um novo valor na cabeça das pessoas, do que é energia, qual papel do setor, a importância disso, o impacto ambiental, e social. Então essa capacitação que está sendo feita, essa cooperação da SEDU com as escolas é fundamental para que as crianças saibam que a racionalidade é um ótimo caminho para a preservação ambiental.”, comentou o diretor Geral da ASPE, Luiz Fernando Schettino.

Segundo os professores que participaram das primeiras aulas, o projeto é válido pela sua grande importância educativa. A professora Leni Andrade já recebeu o caminhão em sua escola, em Vila Velha, e destacou a iniciativa. “Nós já recebemos o caminhão da EDP em nossa escola e os alunos ficaram encantados e interessados em estudar sobre energia. Além disso, o material é maravilhoso, e os jogos são os que mais chamam a atenção das crianças, despertando a curiosidade e a vontade de aprender.”, disse a educadora.

Os professores foram divididos em quatro turmas e a segunda aula está prevista para o dia 21 e 22 de agosto.

 

Fonte: http://www.aspe.es.gov.br