Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual está no portal da Ancine

192

A Ancine lançou nesta quinta-feira, 5 de maio, o novo site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), que agora está integrado no portal da agência na plataforma GOV.BR. A migração da página para o novo endereço eletrônico é parte do Plano de Transformação Digital da Agência, que busca ampliar a oferta de serviços digitais mais simples e intuitivos para os diversos públicos que interagem com a ANCINE.

Criado em dezembro de 2008, o OCA disponibiliza dados e informações qualificadas produzidas pela ANCINE, como resultado direto do trabalho de fomento, regulação e fiscalização da Agência. As informações são fornecidas pelos próprios agentes de mercado com base nas respectivas obrigações legais e consolidadas pelas diferentes áreas da ANCINE.

O ambiente digital apresenta os principais indicadores do mercado audiovisual brasileiro, com séries históricas, painel interativo, além de estudos e informes, servindo de referência e fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, teóricos e para o usuário em geral. Semanalmente a página do OCA é atualizada com os resultados das salas de exibição de todo o país, com dados de público e renda dos filmes brasileiros e estrangeiros – painel Resultados Semanais do Cinema Brasileiro. Os dados mensais relativos ao segmento da TV Paga são atualizados trimestralmente.

O novo site está dividido em seis seções principais: (1) Mercado Audiovisual Brasileiro, dedicada aos indicadores gerais relacionados à atividade audiovisual no Brasil nos últimos anos; (2) Cinema, (3) Televisão, (4) Outras Mídias e (5) Recursos Públicos, que apresentam os dados referentes aos diferentes segmentos do audiovisual originados de fontes primárias e secundárias, compilados na forma de planilhas e gráficos. A sexta seção é dedicada às Publicações e engloba os trabalhos elaborados a partir de análises sobre o mercado audiovisual, como estudos, informes, anuário estatístico, dentre outros.

Por fim, são disponibilizados os Dados Abertos da Agência, em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, e em consonância com o Plano de Dados Abertos da ANCINE.

Acesse aqui o novo site do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA).