Novo painel dinâmico da ANP apresenta dados de exploração

19

A ANP disponibiliza, a partir desta terça-feira (25/05), o Painel Dinâmico da Fase de Exploração, uma nova forma interativa de visualização dos dados relativos à primeira fase dos contratos de exploração de petróleo e gás natural. Os dados disponíveis no Painel são atualizados diariamente, permitindo que o usuário acompanhe, quase em tempo real, a evolução dos blocos e contratos ao longo da fase de exploração.

A fase de exploração tem início com a assinatura do contrato. Nela, as áreas exploradas são chamadas de blocos, e as empresas realizam estudos e atividades (como levantamentos sísmicos e perfuração de poços) para detectar a presença de petróleo e/ou gás natural em quantidade suficiente para tornar sua extração economicamente viável. Em caso positivo, a empresa apresenta uma declaração de comercialidade à ANP e o bloco (ou parte dele) se transforma em um campo produtor, dando início à fase de produção. Em caso negativo, a empresa pode devolver o bloco (ou parte dele) à ANP.

Em linha com a política de transparência adotada pela ANP, o Painel é uma ferramenta de análise destinada a agentes regulados, órgãos de governo, universidades e instituições de pesquisa, bem como à sociedade de forma geral. Mediante gráficos, tabelas e aplicação de filtros, o Painel Dinâmico da Fase de Exploração permitirá ao usuário o acesso aos dados de forma fácil e ágil, com a possibilidade de exportá-los.

O Painel apresenta diferentes dados associados aos blocos sob contrato, consolidando informações sobre assinatura dos contratos e sobre as etapas de Programa Exploratório Mínimo – PEM (conjunto de atividades a serem obrigatoriamente cumpridas pela empresa durante a fase de exploração), de Avaliação de Descobertas e de Declaração de Comercialidade.

A ANP tem ainda painéis com dados de produção de petróleo e gás e a temas relacionados às fases de exploração e produção (E&P), como conteúdo local e segurança operacional. Clique aqui para conhecer todos os painéis dinâmicos de E&P.

Acesse aqui o Painel Dinâmico da Fase de Exploração