No caminho das águas

674

22 de Março – Dia das Águas

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma simples data comemorativa, tornou-se um dia de discussão, reflexão e conscientização da sociedade a respeito dos diversos temas relacionados a este bem natural fundamental à vida.

Desta forma, neste Dia Mundial da Água não podemos deixar de lembrar as contínuas e crescentes pressões exercidas sobre os recursos hídricos pelas atividades desenvolvidas pelo homem, atividades estas que colocam em risco nossos ecosistemas e a sobrevivência de nossos mananciais. Hoje em dia são cada vez mais comuns e constantes situações como a contaminação dos corpos d’água, a poluição atmosférica e a substituição indiscriminada da cobertura vegetal nativa, com conseqüente redução dos hábitats silvestres, entre outras formas de agressão ao meio ambiente.

Embora a importância da água seja um tema fundamental para a sociedade, a expansão econômica de forma desordenada tem acelerado a degradação dos corpos hídricos em todo o país. Diante deste panorama são necessárias ações concretas que revertam esse quadro de uso predatório dos recursos naturais, harmonizando o desenvolvimento produtivo com práticas que efetivem a conservação em favor da vida, desta e das futuras gerações.

A conservação e gestão das águas são ações que se fazem necessárias, não apenas para atender a legislação, mas para propiciar condição essencial para que áreas urbanizadas se desenvolvam de forma sustentável. Neste sentido, a educação ambiental apresenta-se como proposta efetiva, atuando como elemento de multiplicação de conhecimentos e propagação de atitudes individuais e/ou coletivas, que respeitem o meio ambiente e garantam a sustentabilidade da água, reconhecendo dessa forma a extrema importância desse recurso. Estas são ações que satisfazem, não somente os aspectos legais, mas que também contribuem como alternativa na forma de aumentar a qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos, propiciando o desenvolvimento sustentável e a participação social em prol de melhor qualidade de vida.

A ABAR – Associação Brasileira das Agências de Regulação, por meio de suas associadas, regularmente coloca o tema “água” em pauta, apresentando propostas e discutindo a viabilidade e a sustentabilidade deste recurso. A ABAR quer e deseja que este dia seja para reflexão de todos, governos e governantes, regulados e reguladores e que seja conscientizada a devida importância desse recurso “infinito” para que o mesmo não caminhe a passos largos para sua escassez.

{backbutton}