Na 5ª SEMANA LAGO LIMPO, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

451

A partir de segunda-feira (14/09) o Lago Paranoá será cenário de uma série de ações voltadas para sua limpeza e preservação com a realização da 5ª edição da Semana Lago Limpo, realizada pela Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal- Adasa. Como nos eventos anteriores, tem como foco o envolvimento da população de DF em torno da necessidade da conservação dos nossos recursos hídricos através de programações educativas, culturais, esportivas e de cunho social.

 

 

O programa da Adasa de Educação Ambiental, que normalmente ocorre nesta semana, este ano será dedicada a 60 professores da rede de ensino do DF. Eles receberão atenção especial e poderão participar de aulas de capacitação ambiental, pela manhã (no primeiro dia (14), no barco escola Mar de Brasília) e, nos demais dias -15,16 e 17, na Adasa).Entre os dias 15 e 18, oitenta reeducandos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (SESIPE), com o apoio do SESI, farão a limpeza dos pontos mais críticos das margens do Lago. Ano passado a ação foi responsável pelo recolhimento de 6,4 toneladas de lixo das margens do Lago Paranoá.

 

Na quarta-feira, dia 16, equipes de técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos da Agência e da Polícia Ambiental encerram as atividades de fiscalização nas margens do Lago, aproveitando o rebaixamento da lâmina d’água . Esta vistoria, por barcos, será feita por duas equipes (cada uma com três pessoas), que poderão notificar os usuários irregulares das águas do Paranoá. Equipes de mergulhadores também participarão do evento retirando resíduos sólidos do fundo do Lago.

 

O encerramento da Semana Lago Limpo acontecerá no dia 19 de setembro, sábado, no Parque das Garças, no Lago Norte, a partir das 9h, quando as pessoas poderão participar da clínica gratuita de Stand Up Paddle, das oficinas de reciclagem, da feira de trocas de artigos infantis, assistir a exposição fotográfica “Nascentes da Serrinha”, acompanhar a Segunda Etapa do Circuito de SUP do DF- S.O.S Lago Paranoá – e se divertir com os brinquedos e bandas que tocarão no palco do evento.

 

Este ano o evento tem a co-realização da Administração Regional do Lago Norte e Administração Regional do Varjão, além do apoio do GDF, da Secretaria de Esporte, Secretaria do Meio Ambiente, SESI, SESIP, FUNAP, DER-DF, Novacap, IBRAM, SLU, Caesb, Marinha, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Mar de Brasília, Pontão do Lago Sul, Brasal, Federação de SUP do DF, Canuí, Clube Naval,Rack Mais, Onda SUP, Bulys, Raia Norte e movimento Ocupe o Lago.