Municípios da Arisb-MG participam de webinar do PROEESA 2.0

16

O objetivo é a capacitação dos servidores para a redução de perdas, eficiência energética e indicadores do Acertar relacionados

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) e 10 municípios cujos serviços de saneamento são regulados e fiscalizados pela Agência Reguladora participaram do 2º Webinar da Rede de Aprendizagem do ProEESA 2.0. Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), e do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A iniciativa é executada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Durante o ano de 2020, até o mês de novembro, outras edições do webinar estão previstas para serem realizadas, estando a próxima apresentação agendada para o dia 05 de maio, somente para inscritos, quando haverá, também, informações sobre o projeto ACERTAR.

Nesse segundo encontro, os 77 participantes online acompanharam temas como “Introdução ao ACERTAR”, “Gestão organizacional para Eficiência Energética”, “Introdução ao balanço hídrico”, “Aprimoramento do balanço hídrico” e “Indicadores e melhoria nos Sistemas de Informação”. Esses temas foram apresentados por profissionais do saneamento básico e representantes do ProEESA.

A ARISB-MG e os dez municípios regulados participam do programa de capacitação do governo federal, através do qual receberão informações sobre o ACERTAR, especificamente sobre gestão de perdas e eficiência energética.

Segundo seus idealizadores, o projeto apoia as agências reguladoras e os prestadores de serviços de saneamento, objetivando melhorar as condições para implantação de medidas de eficiência energética no setor. Seu objetivo principal consiste em dar poio à execução de auditorias nos processos de gestão de informação relacionadas com água e energia, seguindo a metodologia ACERTAR e também dar suporte a elaboração de estudos prévios de instrumentos regulatórios aplicados à realidade local, visando medidas que incentivem a eficiência operacional e econômica, além da energética.

As apresentações já realizadas estão disponíveis para o público no canal do ProEESA no YouTube. Clique neste link para acessá-los.