MME realiza seminário sobre transição para o Novo Mercado de Gás

360

Evento será presencial, em Brasília, dia 28 de junho, com transmissão pelo YouTube.

A fim de colher sugestões e subsídios para a elaboração de guias sobre transição do mercado de gás natural, o Ministério de Minas e Energia (MME) realizará, no dia 28 de junho, das 9h às 17h, o seminário “Transição para o Novo Mercado de Gás – Temas para os Guias de Transição”. O objetivo é promover o alinhamento do mercado de gás natural quanto aos fundamentos do processo de transição.

Os guias de transição para o Novo Mercado de Gás vão orientar, de forma não vinculante, a atuação dos agentes da indústria do gás natural nesse período. Os guias devem trazer mais transparência e coordenação entre os diversos atores envolvidos.

A elaboração dos guias visa ao atendimento do disposto no artigo 7º da Resolução nº 3/2022, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A Resolução estabelece ainda as diretrizes estratégicas para o desenho do novo mercado de gás natural e a promoção da livre concorrência, além dos fundamentos do período de transição.

A programação prevê a participação de representantes de todos os elos da cadeia de gás natural, que compartilharão com o público um pouco das experiências vividas na abertura do mercado de gás natural e uma visão sobre o futuro do sistema de transporte de gás. Na ocasião, os participantes poderão a contribuir, por meio formulários online, com sugestões de temas para os Guias de Transição.

O evento será realizado na sede do MME, em Brasília (DF), com transmissão pelo YouTube.

Inscrições para participação presencial

Programação