Metodologia Acertar será tema do próximo webinar da Arsae-MG

68

No próximo dia 27/05 (quinta-feira), das 9h às 12h, acontece o 7o Webinar da Arsae-MG, que integra o Programa “Regulação em Foco”. Nesta edição será debatida a Metodologia Acertar, que padroniza a auditoria dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Serão discutidas as experiências das primeiras certificações nacionais que utilizaram a metodologia e as expectativas para as auditorias que serão realizadas com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Fernando Franco, presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), será um dos participantes do evento. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Arsae-MG no Youtube.

De acordo com o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, a Agência é protagonista no Acertar e tem uma participação ativa na concepção e formulação da metodologia, bem como foi a primeira Agência Reguladora do Brasil a emitir um relatório de Certificação. “A Agência participou ativamente das etapas de construção da metodologia nacional, sendo também a 1ª colocada nacional na Chamada Pública 08/2020, conseguindo apoio técnico do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) para a realização das certificações dos prestadores Copasa e Saae de Itabira, atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2021”, enaltece.

Um dos idealizadores da proposta de institucionalização da metodologia em âmbito nacional é o gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Samuel Barbi. Ele explica que o Acertar surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil. “O SNIS é o maior e mais importante sistema de informações do setor, e são os prestadores de serviços que alimentam esse Sistema, sendo que as Agências Reguladoras se apoiam nele para o desempenho de suas atividades de regulação e fiscalização dos serviços. Sendo assim, é muito relevante que esses dados sejam precisos”, explica. Nas palavras do gerente, o Acertar propõe uma execução padronizada, por parte das agências reguladoras, da auditoria e certificação dos dados do SNIS, tornando-os mais sólidos e confiáveis.

Além da participação de profissionais da Agência, o evento vai contar ainda com a presença de diversos especialistas em Regulação, entre eles representantes da ABAR, ANA, MDR, Caesb e Adasa. Será apresentado um balanço com os resultados já alcançados e as expectativas frente às primeiras certificações nacionais, além da relevância do Acertar para o Novo Marco Legal do Saneamento. Ao final será realizado um bate-papo entre os participantes, que terão a oportunidade de realizar perguntas, bem como de esclarecer questões dos internautas ou dos próprios palestrantes.

Ainda sobre o Acertar, já está disponível no Spotify, no canal Programa Regulação em Foco, um podcast no qual a gerente de Planejamento e Controle da Arsae-MG, Camila Seixas, entrevista Samuel Barbi. Neste episódio é abordada a importância da Metodologia Acertar, sua origem, relevância e impactos na vida da população, bem como sua aplicação no Novo Marco do Saneamento.