Mensagem do Presidente da ABAR: Que venha 2022, estamos prontos!

381

Caros dirigentes, servidores e colaboradores da ABAR e agências associadas,

Este foi um ano de grandes desafios, e conseguimos atravessá-lo e sair fortalecidos porque somos mais do que a soma dos esforços de cada um. A ABAR é feita também dos sonhos dos reguladores e das reguladoras que compõem nossas 60 agências associadas, e os sonhos são multiplicadores.

A pandemia nos limitou mas não nos deteve. Contra todas as expectativas iniciais, realizamos um grande Congresso inteiramente presencial, riquíssimo em debates, prova do vigor e do espírito guerreiro de quem faz a regulação no Brasil. E permanecemos conectados e atuantes, ao longo de mais um ano, por meio de debates, webinars, eventos e cursos online, além de nosso site e de nossas mídias sociais.

Dessa forma, a ABAR manteve-se como sujeito ativo e participativo nas grandes questões que envolvem a regulação no País, bem como nos fóruns internacionais dos quais participa.

O ano de 2022 vem chegando com novos desafios. Os desdobramentos do novo Marco Legal do Saneamento continuarão exigindo nossa atuação criteriosa na elaboração das normas de referência para o setor. As mudanças trazidas pela nova Lei do Gás demandarão cada vez mais engajamento de nossa parte para que se concretizem os ideais que a nortearam. Novas concessões, em todos os setores regulados, prometem dinamizar a economia e exigir cada vez mais qualificação por parte dos reguladores.

Em um contexto de expansão da participação privada nos setores regulados, governança é a palavra de ordem na regulação. Do rigor no desempenho da atividade regulatória depende o cumprimento de nossa função; dos mecanismos de controle, fiscalização e participação social depende o equilíbrio entre poder concedente, prestador de serviço e consumidor.

por isso renovo aqui, em nome da Diretoria da ABAR, o compromisso de continuar trabalhando para que a nossa associação seja, cada vez mais, um espaço de debate amplo e democrático, um repositório de conhecimentos, uma referência em experiências e soluções técnicas e um propulsor do aprimoramento e do fortalecimento da regulação em nosso País.

Que venha 2022, estamos prontos!

Um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações para todos nós.

Fernando Franco

Presidente da ABAR