Maior comunidade indígena urbana de Manaus terá água tratada

44

Os moradores do Parque das Tribos, no Tarumã, passaram a receber água tratada nas torneiras de casa pela primeira vez. A Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus inauguraram oficialmente, nesta terça-feira (16/3), o sistema de abastecimento da maior comunidade indígena urbana de Manaus. A Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus) e a concessionária realizarão ações para orientar o consumo consciente na comunidade, incentivando o uso correto da água nas atividades diárias dos moradores.

Além de água, a obra leva saúde, dignidade e cidadania para os mais de 2,6 mil moradores do local, que é o primeiro bairro reconhecidamente indígena em Manaus. Além do acesso à água tratada, os moradores do Parque das Tribos foram cadastrados na Tarifa Social de Água, benefício que garante desconto de 50% no pagamento das faturas. Assim, cada residência tem direito ao consumo mensal de até 15 mil litros de água por R$ 19,93.

“O sistema de abastecimento de água tratada do Parque das Tribos representa um avanço efetivo da Prefeitura, na gestão do prefeito David Almeida, que em menos de 100 dias coloca seu plano de ação em prática, implementando investimentos importantíssimos no tocante ao saneamento básico, fortalecendo os sistemas isolados, levando água e saúde para toda a cidade. É a consolidação de um esforço contínuo da Secretaria de Infraestrutura, com a atuação firme da Ageman a qual vem fortalecendo o contrato de concessão, regulando e fiscalizando o cumprimento dos planos de investimentos e de metas ao passo em que a cidade avança com o saneamento e o esgotamento”, destacou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A estrutura inaugurada na comunidade conta com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço de 200 metros de profundidade para captação de água. Também foram implantados 7.830 metros de redes de distribuição e 657 hidrômetros residenciais. A concessionária vai entregar, ainda em 2021, um reservatório no Parque das Tribos, com capacidade para armazenar 300 mil litros de água.

Além do Parque das Tribos, o sistema de abastecimento construído também beneficiará uma comunidade vizinha, a Cristo-Rei. Nas últimas semanas, as obras de implantação de rede de abastecimento para a localidade foram iniciadas.  Na Cristo-Rei, serão implantados dois mil metros de redes de água e cerca de 250 hidrômetros residenciais, beneficiando aproximadamente 2000 moradores, que também passarão a compor o cadastro da Tarifa Social.

Cacique fundadora da comunidade, Lutana Kokama lembrou da luta para que o Parque das Tribos fosse reconhecido como bairro. Ela comemorou a chegada da água ao local. “Só tenho a agradecer a Prefeitura e a Águas de Manaus por essa obra. As comunidades parque das Tribos e Cristo Rei são muito gratas a isso. Temos água tratada e a garantia de um futuro com saúde para nossos moradores”, enumerou.

O Parque das Tribos abriga indígenas de diversas etnias, entre elas: Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano, além de não indígenas. Localizado na zona Oeste de Manaus, no bairro Tarumã, a área é uma das mais carentes da cidade e boa parte dos moradores são pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde que passou a atuar na cidade, a Águas de Manaus abastecia a comunidade em uma estrutura temporária, por meio de carros-pipa, que enchiam diariamente duas grandes caixas d’água do Parque. Em 2019, a concessionária iniciou as obras para a construção do sistema de abastecimento definitivo.