Livro aborda experiência exitosa de gestão de água em área semidesértica

93

Está disponível para download grátis o livro Agua para Monterrey – Logros, retos y oportunidades para Nuevo León y México, publicado pelo instituto Tecnológico do México, que aborda a experiência da Área Metropolitana de Monterrey, situada em um entorno semidesértico, na gestão de recursos hídricos. A região é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e tratamento de águas residuais.

A Área Metropolitana de Monterrey, uma das três principais metrópoles do México, situa-se em um contexto regional complexo e geoestratégico para aquele país. É um motor de desenvolvimento para a região nordeste do México, mas enfrenta um desafio constante, ao longo de sua história, no acesso à água, pois está localizada em uma região com pouca disponibilidade deste recurso natural.

A publicação reúne lições e experiências sobre como a metrópole se adaptou a um entorno adverso para proporcionar serviços de água e saneamento de qualidade, reconhecidos não apenas no México mas em toda a América Latina. A obra aborda ainda os desafios atuais e potenciais para garantir maior segurança hídrica à região, que passam pelo aprimoramento da governança.

A publicação pode ser baixada aqui.