Itabirito é o 1° regulado a receber a auditoria do 3° ciclo do Acertar

74

Os analistas da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), Sabrina Madeira e Douglas Spindola, estão em Itabirito. O objetivo é realizar a aplicação da etapa de confiança do 3° ciclo do ACERTAR, que tem como base o ano-calendário 2021.

Além da realização da auditoria, a visita, que também tem caráter didático, busca orientar os gestores e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) sobre a possibilidade de melhoria na implantação dos testes de controle oriundos da metodologia ACERTAR, assim como realizar a intermediação de boas práticas realizadas pelos prestadores regulados.

O SAAE de Itabirito é o primeiro prestador da ARISB-MG a passar pela segunda certificação de confiança das informações destinadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Após a realização desta etapa, será aplicada a etapa de exatidão das informações apuradas com resultados 2 ou 3, concluindo a certificação do 3° ciclo do ACERTAR.

Sabrina Madeira destaca que o ACERTAR impacta na ponta, uma vez que objetivo do programa é garantir a qualidade da informação que vai alimentar o SNIS. “O planejamento e a execução das políticas públicas voltadas para a área de saneamento têm como base as informações geradas pelo SNIS”, alerta a analista, opinião compartilhada por Douglas Spindola.

“Essas informações também são referência para a aplicação dos recursos públicos e para avaliação do setor de saneamento e do desempenho dos serviços. E, ainda, para o aperfeiçoamento da gestão, orientação de atividades regulatórias, de fiscalização e exercício do controle social”, destaca o analista, reforçando o quanto é importante a fidelidade na coleta de dados.