Itabira é o 29º município a ser regulado pela Arisb em Minas Gerais

79

Itabira acaba de se tornar o 29º município a contar com as atividades de regulação e fiscalização desenvolvidas pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG). O convênio foi assinado com a Prefeitura no dia dia 16 de maio deste ano e teve o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) como interveniente.

“Esse ato atende ao que está proposto na Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e no novo Marco do Saneamento Básico sancionado em julho de 2020. A meta, apesar de ambiciosa – garantir que no Brasil, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto” – nos desafia a ser cada vez melhores no que fazemos, destaca Neider Moreira, presidente da ARISB-MG e prefeito de Itaúna.

Gleice Guimarães, diretora geral da agência, anuncia que nos próximos dias será agendada uma visita institucional da Diretoria Executiva ao município. Na sequência, uma equipe de analistas se deslocará até Itabira para conhecer in loco as instalações e a dinâmica de trabalho dos colaboradores do SAAE.

O município, que está a 109 km da Capital, é conhecido como a terra de Carlos Drummond de Andrade. Não por acaso uma de suas maiores atrações é o projeto “Caminhos Drumondianos” demarcado por 44 poemas impressos em placas espalhadas por todo a cidade. Outras referências ao poeta maior também estão no Memorial Carlos Drummond de Andrade e no Programa “Drummonzinhos”. A cultura também é ponto de destaque nos distritos de Serra dos Alves e Ipoema. Neles, a cultura tropeira chama a atenção de turistas de todo o Brasil.

Além da forte vocação cultural, a mineração, principal atividade econômica do município, chama a atenção. Conhecida como “Cidade do Ferro”, Itabira é o berço da antiga Companhia Vale do Rio Doce, chamada atualmente de Vale. A empresa foi criada, há mais de meio século, para extrair do local a hematita, minério com altíssimo teor de ferro. Hoje, a exportação do ferro para vários países é a base da economia do município.