Integração do armazenamento de energia é tema de workshop

6

A ANEEL promoveu nesta sexta-feira (5/3) o workshop virtual “Proposta de aprimoramentos na regulação do setor elétrico para permitir integração eficiente de recursos de armazenamento no sistema elétrico brasileiro”. O evento contou com a participação da diretora da ANEEL Elisa Bastos e de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Na ocasião, foi apresentado o resultado do trabalho de pesquisa e análise realizado ao longo de 2020 sobre aprimoramento da regulação do setor elétrico. Entre os pontos explorados no estudo, estão o detalhamento das tecnologias de armazenamento e a remoção de barreiras regulatórias à inserção dessas tecnologias.

“Quero reiterar a minha alegria em testemunhar o cenário de evolução no método de trabalho que alcançamos com a GIZ nos últimos anos, mesmo com todos os desafios que a pandemia colocou em nosso caminho, e também minha satisfação de ter participado ativamente desse processo, como a madrinha dessa cooperação na diretoria da ANEEL”, disse a diretora Elisa Bastos, durante o workshop.

O estudo, realizado pela empresa PSR, foi desenvolvido no âmbito do Convênio de Cooperação Brasil – Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no Programa “Sistemas Energéticos do Futuro II”.