Instauração da CTEnergia abre rodada de reuniões das Câmaras Técnicas

367

A Câmara Técnica de Energia Elétrica (CTEnergia) da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) foi instaurada em reunião realizada na segunda-feira (21), inaugurando a primeira semana de reuniões das Câmaras Técnicas da entidade em 2022. Participaram da solenidade o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da ABAR, Fernando Franco; o diretor-geral da ANEEL e VP Federal da ABAR, André Pepitone; e o ex-diretor da Agência José Mário Abdo.

A Câmara de Energia é coordenada pelo superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto Mattar, e conta com o Superintendente Adjunto dos Serviços de Distribuição da agência, Hugo Lamin, como Secretário Executivo. Os dois também integraram a cerimônia, que contou com a participação online de 99 pessoas.

“A CTEnergia é um sonho de quando assumi a presidência da ABAR”, disse Fernando Franco. “Sempre planejei sua criação, e que ela se tornasse uma câmara atuante, o que está acontecendo, graças ao excelente trabalho realizado pelo André Pepitone e pelo Carlos Alberto Mattar”, completou. “É com muita satisfação que vemos as câmaras da ABAR atuado em todos os segmentos regulados.”

Franco disse que caminha para finalizar seu mandato, em abril próximo, com satisfação e certeza do dever cumprido. “As câmaras técnicas são a alma da ABAR, e elas estão funcionando plenamente. É somente através da troca de experiências, da capacitação e da harmonia entre as agências que vamos conseguir fortalecer o ambiente regulatório brasileiro.”

EQUILÍBRIO ENTRE OS SETORES

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a importância da regulação para o desenvolvimento e equilíbrio em todos os setores. “Penso que o desenvolvimento econômico do Brasil é indissociável de uma regulação forte. As agências reguladoras são as fiadoras da segurança do setor regulado. A atuação delas é decisiva quando um grande investidor precisa escolher se vai investir em uma concessão no Brasil ou em outro país”, afirmou Pepitone.

Já o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, reforçou a importância das agências reguladoras na relação entre o Governo, as empresas e a sociedade em geral. “As agências reguladoras constituem importantes instrumentos para a proteção e segurança da sociedade, sendo um canal de atendimento para as demandas sociais em relação a atuação de empresas”, discursou Pacheco.

Assista à íntegra da reunião da CTEnergia

Com informações da Assessoria de Imprensa da Aneel.