Fórum Europeu sobre Regulação da Água, em 1/12, será online e gratuito

29

A Wareg (Reguladores Europeus de Água) promove, na próxima quarta-feira, 1 º de dezembro, o 2 º EFRWS (Fórum Europeu sobre a Regulação dos Serviços de Água), conferência exclusivamente focada na regulamentação econômica de serviços água e esgoto. A segunda edição do Fórum será realizada on-line, com acesso livre e gratuito, e terá como temática central a transição verde e as ações tomadas pelas instituições europeias e pelos reguladores nacionais para melhorar as atividades baseadas na economia circular no setor da água.

A 1ª edição da EFRWS, realizada em Roma em 2019, foi a primeira conferência desse tipo na Europa envolvendo diferentes agentes do setor. Contou com mais de 50 palestrantes e mais de 200 participantes de toda a Europa, que debateram questões de governança dos setores de água potável e de águas residuais, além das melhores práticas de recuperação de custos eficiente, tarifas acessíveis e promoção da sustentabilidade ambiental.

Este ano, o 2º EFRWS destacará a transição verde visada pelo Acordo Verde da União Europeia (UE) e as ações tomadas pelas instituições europeias, reguladores nacionais e regionais para melhorar as atividades baseadas na economia circular nos setores de água potável e de águas residuais.

O objetivo da Wareg com a realização do Fórum é promover o intercâmbio de boas práticas e know-how em regulação econômica, entre instituições nacionais, europeias e internacionais, bem como partes interessadas, incluindo associações de operadores e clientes e a comunidade científica em geral.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

A Wareg foi criada em abril de 2014 por reguladores de serviços de abastecimento de água e esgoto na Europa. Dedica-se a promover, também, treinamento especializado, assistência técnica e intercâmbio de conhecimentos e experiências; atividades de cooperação voltadas à análise de sustentabilidade dos serviços, investimentos adequados em infraestrutura, padrões adequados de qualidade de serviços e proteção ao consumidor.

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) mantém um Acordo de Cooperação Técnica com a Wareg desde 2018, com foco no intercâmbio bilateral e na cooperação técnica, administrativa e institucional, especificamente no campo da regulação econômica dos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário.

Saiba mais sobre o EFRWS

Confira a agenda do evento e inscreva-se