Fiscalização da Adasa ainda identifica intervenções no Lago Paranoá

485

Em quatro dias de fiscalização no Lago Paranoá, como parte do programa Lago Limpo, realizado todos os anos, os técnicos da Adasa e da Polícia Militar Ambiental, encontraram 53 interferências (09 lançamentos/drenagem e 44 captações). Até a tarde de amanhã (quinta-feira, 17/09), os fiscais devem concluir o mapeamento com as coordenadas, que identificarão os responsáveis pelas interferências.

A fiscalização das bordas do lago foi feita por dois grupos de técnicos utilizando barcos do Pelotão Lacustre da PM-DF. As irregularidades foram identificadas no GPS e fotografadas.

Segundo a reguladora da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, Simone Rodrigues, os usuários identificados receberão notificações; quem já foi notificado anteriormente e não cumpriu a determinação de retirar os aparelhos, estarão sujeitos a advertência ou multa.


Todos os usuários flagrados receberão junto com a notificação as provas indicando as irregularidades, exigindo a imediata retirada das mangueiras e que enviem, em resposta à notificação, provas de que cumpriram a exigência. Aqueles que não atenderem os termos da notificação incorrerão em outros atos da fiscalização (advertência, multa e embargo).

Em julho deste ano, fiscais da Adasa detectaram que, das 52 residências que ainda apresentavam pendências sobre o uso irregular da água do Paranoá, apenas seis continuam mantendo suas captações. Destas, 16 não foram vistoriadas por vários motivos: moradores impediram, estavam desabitadas ou à venda. A maior parte dos proprietários que receberam as notificações da Adasa ano passado haviam desativado suas captações e muitos já preencheram o pedido de licença para perfurar poços.

A busca por atividades irregulares no Paranoá (captação ou lançamentos) foi iniciada em 2013, quando foram detectadas 174 interferências (18 lançamentos/drenagem + 156 captações). Em 2014, 139 interferências (21 lançamentos/drenagem + 118 captações) e, este ano, 53 interferências (09 lançamentos/drenagem + 44 captações).