Expo ABAR une reguladores para troca de ideias, experiências e network

6
Fotos: ABAR/Divulgação

A 6ª Expo ABAR, evento simultâneo ao XII Congresso Brasileiro de Regulação, valeu como oportunidade para 18 expositores participarem pela primeira vez, desde o início da pandemia, de um evento com público. Durante três dias, os mais de 800 presentes ao Convention Center do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), tiveram a chance de passear entre estandes, trocar cartões de visitas e encontrar ou reencontrar colegas de trabalho com quem só mantinham contato por meio de chamadas telefônicas, de vídeo ou em webinars.

A exposição, que nesta sexta edição colocou juntos 13 estandes, mantém a proposta original, da época da sua primeira realização, em 2011, em Brasília. “A ideia é colaborar com as ações do Congresso ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), mostrar as iniciativas das agências e empresas privadas em prol da regulação”, explica Sílvio Diniz, secretário executivo-financeiro da ABAR. “É uma excelente e já tradicional oportunidade de intercâmbio, para breve discussões e para network, sou testemunha do esforço dos expositores para estarem presentes.”

A Attitude Promo Marketing e Eventos, empresa de Florianópolis (SC), prestou apoio à ABAR em Foz do Iguaçu e escalou nove pessoas do seu time fixo para trabalhar na Expo e no Congresso – também se dedicaram à organização trabalhadores temporários e do estafe do hotel que recebeu os painéis e palestras. “A participação num evento como este é uma oportunidade para as instituições marcarem presença, mostrarem comprometimento, reforçarem vínculos políticos e o interesse em determinadas causas”, explica a gerente comercial da Attitude Promo, Joice Franck.

ENARMIS TEM ESTANDE COLETIVO

Um estande no grande salão do centro de convenções da Expo reuniu as representações de seis agências participantes do Enarmis (Encontro Nacional das Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento). Agesan-RS, Agir-SC, Aris-SC, Ares-PCJ, Arisb-MG e Ageman assumiram os custos em conjunto para terem espaço reservado, um lugar para poderem expor as suas marcas e servir como referência aos seus respectivos reguladores, além de mais de 800 congressistas que viajaram até o ponto extremo do oeste do Paraná, bem nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai.

“O resultado é muito bom, bastante positivo, tem sido uma experiência muito bacana.  O nosso espaço coletivo serve para bate-papos, troca de experiências e troca de informações, enfim, o tal network”, avalia Dalto Favero Brochi, diretor e coordenador da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos da ABAR e diretor-geral da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). É a segunda vez que o grupo, que inicialmente só reunia três agências, se une para compartilhar um espaço em evento. “Certamente a nossa participação valeu a pena, e a nossa intenção é continuarmos juntos.”

O estande da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) foi um dos mais concorridos da feira. “A agência esteve presente mais uma vez na Expo ABAR, sendo nosso estande, como nos anos anteriores, um local de interação com congressistas, acadêmicos, reguladores, prestadores e autoridades. Lá os visitantes puderam também consultar os totens interativos com informações e dados referentes aos serviços de saneamento básico, gás canalizado e energia elétrica”, explica o diretor Relações Institucionais da Arsesp, Joaquim Leite Ribeiro Matias. “Este XII Congresso da ABAR foi um importante fórum de discussões e debates de alto nível, uma excelente troca de experiências sobre a regulação dos serviços de infraestrutura no Brasil.”

VISITA VIRTUAL À HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Também foi muito disputado o simulador instalado no estande da Itaipu Binacional, uma das patrocinadoras do evento, que possibilitou aos participantes da feira de exposições uma visita, por meio de realidade virtual, à Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Foi um passeio inesquecível proporcionado pelo Congresso ABAR”, comentou a advogada e escritora Flavine Meghy Metne, da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social (CTJI-GCS) da ABAR, que atuou como moderadora e painelista em vários momentos da programação do evento.

A consultoria de gestão e metas Falconi usou estande na Expo ABAR para anunciar os seus serviços e apresentar um aplicativo, o Vamos Acertar, aos reguladores presentes no XII Congresso Brasileiro de Regulação. O produto é dirigido a um nicho específico de mercado, útil para produção de indicadores de qualidade da prestação de serviços públicos concedidos, daí a decisão pela presença. “O volume de visitas e o interesse que a nossa plataforma está despertando tem sido significativos, temos recebido um bom número de consultas para propostas”, relata o gerente de projetos da Falconi, Fernando Dutra.

A realização da 6ª Expo ABAR e do XII Congresso ABAR, ante o contexto extraordinário da pandemia, se mostrou um desafio, que demandou determinação e até ousadia. “O nosso presidente, Fernando Franco, apoiado pela diretoria, firmou o compromisso e não poupou esforços para a realização dos dois eventos em Foz”, lembra o secretário executivo-financeiro da Associação. Silvio Diniz confirma as próximas edições da Expo e do Congresso para 2023 e prevê que, em reunião no primeiro semestre do ano que vem, os dirigentes da ABAR estejam juntos para definir qual será a próxima cidade sede.

Confira a relação de estandes na 6a. Expo ABAR

  • ABAR
  • Arsesp
  • Adasa
  • Itaipu
  • Copel
  • Agersa-BA
  • Arpe
  • Ager-MT
  • Agrese
  • Vamos Acertar/Falconi
  • Arsep-RN
  • Agenersa
  • Enarmis: Ares-PCJ/Aris/Agir/Ageman/Agesan/Arisb