Eventos ABAR no 1° semestre contaram com mais de 2 mil participações

4

A agenda de iniciativas da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) voltadas à capacitação de recursos humanos e à consolidação da regulação brasileira é cada vez mais intensa, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia de covid-19. No primeiro semestre de 2021, a entidade promoveu nada menos que 26 eventos – nove cursos, 15 webinars e duas rodadas de reuniões ordinárias de Câmaras Técnicas.

Realizados em formato online, os debates, cursos, workshops e reuniões contaram com um total de 2.157 participações e ensejaram o lançamento de um espaço exclusivo para Ensino a Distância, a Plataforma ABAR/EAD. Inaugurada em maio, a Plataforma passa a reunir todos os cursos e capacitações oferecidos pela entidade, além de sediar as reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR.

Página inicial da nova Plataforma ABAR/EAD

“Cumprindo determinação da diretoria da ABAR, liderada pelo presidente Fernando Franco, a equipe da associação em Brasília tem mantido foco intenso no aperfeiçoamento e capacitação dos servidores das agências associadas e demais agentes que atuam na regulação no Brasil”, explica Sílvio Diniz, secretário-executivo da ABAR.

Segundo ele, o período da grave crise sanitária que o País atravessa não foi impeditivo para o êxito dos eventos realizados no primeiro semestre de 2021. “Ressalto que as avaliações desses eventos, registradas pelos participantes, são bastante positivas, apontando que estamos na direção certa, sempre buscando os melhores conteúdos para reforçar a qualidade da regulação.” As sugestões de novos conteúdos podem ser encaminhadas ao email contato@abar.org.br.

CURSOS MUITO BEM AVALIADOS

A programação do curso Regulatory Delivery, da FSR, contou com webinars especiais

Entre os nove cursos oferecidos no primeiro semestre, destaca-se o Regulatory Delivery, fruto de uma parceria da ABAR com a Florence School of Regulation (FSR), que ocorreu entre abril e maio. A primeira edição contou com 100 participantes, mas a demanda foi muito superior ao número de vagas, o que levou a ABAR a avaliar a realização de uma segunda edição, que já está confirmada e será anunciada em breve.

O Regulatory Delivery foi o único entre os cursos do primeiro semestre com inscrição paga para todos os participantes. Em todos os demais, a ABAR ofereceu, como de praxe, inscrições gratuitas para servidores de agências associadas e desconto de 30% na matrícula para associados da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Ao todo, 631 participações foram registradas nos nove cursos, sendo que os mais procurados foram: Boas Práticas Regulatórias, com 91 participantes; Análise de Resultado Regulatório (ARR), com 90 participantes; Análise de Impacto Regulatório (AIR), com 73 participantes; e Contabilidade Regulatória, com 66 participantes.

Entre os participantes que responderam à pesquisa de satisfação realizada ao final dos cursos, a esmagadora maioria avaliou o conteúdo como muito bom e considerou a programação extremamente organizada. O índice de participantes que recomendaria os cursos varia de 64% a 100%, sendo que na maioria dos casos é superior a 78%. Os  participantes tomaram conhecimento da oferta por meio do site e das redes sociais da ABAR, de informações divulgadas pela própria agência reguladora ou de e-mail marketing.

SANEAMENTO É DESTAQUE EM WEBINARS

Webinar “Acertar e o Novo marco do Saneamento”reuniu 80 pessoas

Os 15 webinars realizados pela ABAR entre janeiro e junho deste ano contaram, por sua vez, com 746 participações, e foram igualmente muito bem avaliados pelos participantes, com 100% de recomendações registradas ao final da maior parte dos eventos.

Os debates sobre temas relacionados ao saneamento básico foram os que registraram os maiores públicos, com destaque para os webinars “Norma de Referência 1 da ANA sobre Resíduos Sólidos Urbanos” (121 participantes); “Lançamento da Coletânea de Artigos sobre o Novo Marco do Saneamento” (98 participantes); “Acertar e o Novo Marco do Saneamento” (80 participantes); “ABAR-ProEESA: Inventário, cadastro e controle patrimonial no saneamento” (71 participantes); e “Saneamento Básico como função pública de interesse comum” (65 participantes).

DUAS RODADAS DE CÂMARAS TÉCNICAS

A CTGás encerrou as duas rodadas de Câmaras Técnicas do primeiro semestre

Ao longo das duas rodadas de reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR já realizadas em 2021 foram registradas 780 participações. A primeira rodada, em março, contou com encontros das quatro CTs atualmente em atividade na ABAR: Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde; Petróleo e Gás; Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social; e Transporte e Logística. Nesta rodada as participações chegaram a 452.

Em junho, durante a segunda rodada, com o cancelamento da reunião da CT de Transporte e Logística, o número de participações nas reuniões das demais câmaras foi de 328. Nos dois momentos, a CT de Saneamento registrou recorde de participantes. A próxima rodada será realizada em setembro deste ano.

Visite a Plataforma ABAR/EAD

Acompanhe a agenda de Webinars

Saiba tudo sobre as Câmaras Técnicas

Envie sua sugestão