Eventos 2013

1335

Cagece promove Seminário Regional: Esgotamento Sanitário no Cariri – Um desafio a ser vencido

No próximo dia 9 de dezembro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará- Cagece, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará- ARCE, o Ministério Público do Estado do Ceará e o Instituto Trata Brasil, promove o Seminário Regional: Esgotamento Sanitário no Cariri- Um desafio a ser vencido. O evento será realizado das 8h30 ás 17h, no Auditório IFCE de Juazeiro do Norte, localizado na Av. Plácido Aderaldo Castelo, nº 1646- Planalto.

Confira a programação. Clique aqui.


 

Ouvidoria da ANVISA promove evento Diálogos para a Gestão – 3ª Edição

A Ouvidoria da ANVISA está promovendo o evento Diálogos para a Gestão – em sua 3ª Edição com o tema Participação e Controle Popular em tempos de Democracia – O desafio do Controle Social na Vigilância Sanitária, a ser realizado no dia 05 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório da ANVISA, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento – SIA – Trecho 5, Área Especial 57, Brasília – DF.

Na ocasião será lançada a publicação “Falando de Ouvidoria para os Conselhos de Saúde”.

Conheça a programação do evento. Clique aqui.

Maiores informações: (61) 3462-6840


AGR promove 3º Seminário Goiano de Regulação

No dia 7 de novembro, a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR promove a terceira edição do Seminário Goiano de Regulação, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL). O tema abordado este ano, “Planos de Saneamento – Uma Realidade para 2014” se refere aos desdobramentos da lei federal nº 11.445, que fixa o início do ano que vem como prazo para que todos os municípios brasileiros implantem uma nova política de tratamento e fornecimento de água, e manejo de resíduos sólidos.

O presidente da AGR, Humberto Tannús Júnior, destaca a importância do assunto, já que o município que não cumprir a lei poderá ser penalizado com a perda de acesso a verbas federais. “Adequar-se à Lei de Saneamento é uma premissa inegociável para que as prefeituras consigam recursos importantes da União, como os da Caixa Econômica Federal e BNDES, para investimentos nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem de águas pluviais urbanas”, explica.

Para orientar os administradores municipais, público alvo do seminário, no processo de adequação à lei, a AGR convidou quatro estudiosos com reconhecida atuação na área. A palestra de abertura, a partir da 14 horas, será conduzida pelo coordenador de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará – ARCE, Alceu Galvão de Castro Júnior.  Engenheiro civil, ele é um dos autores do livro “A Informação no Contexto dos Planos de Saneamento Básico”, tema de sua palestra, com enfoque especial na questão da água e esgoto. Alceu também é coordenador técnico das pesquisas da série “Regulação”, da Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR.

Já os planos voltados para a área de resíduos sólidos ficou a cargo da palestrante Lívia Maria Dias, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental de Goiás (Abes-GO), que falará, ainda, sobre consórcios públicos viáveis para possibilitar a adequação à lei. Engenheira Civil, Lívia é, também, assessora da Diretoria de Engenharia da Saneago.

“Convênios com a AGR” é o tema da palestra de Eduardo Henrique da Cunha, gerente de Saneamento da agência e uma das autoridades no assunto em Goiás. Segundo ele, os chefes do Executivo sairão do encontro com modelos de planos de saneamento básico e minutas de convênios que podem ser celebrados com a AGR, já que a lei determina também que os serviços na área de saneamento devem ser, não somente planejados, como fiscalizados e regulados. E essa é justamente uma das atribuições da autarquia goiana.

O seminário será fechado pelo coordenador de Apoio à Gestão dos Serviços Municipais de Saneamento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Cícero Oliveira de Paula. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do evento, que conta com o apoio das secretarias estaduais de Gestão e Planejamento (Segplan) e das Cidades, além da Saneago, Funasa e ARCE.

 


 

 

ADERASA promove o VI Fórum Iberoamericano de Regulação (FIAR) e a XIII Assembleia Geral

A ADERASA (Associação dos Entes Reguladores de Água e Saneamento das Américas) entidade que tem a Associação Brasileira de Agências de Regulação- ABAR como representante do Brasil, sendo membro de sua Diretoria, está promovendo o VI Fórum Iberoamericano de Regulacão, que será realizado no Centro de Formacion de la Cooperación de España em Montevideo, Uruguay, entre os dias 14 e 15 de novembro de 2013.

O evento está sendo organizado pela URSEA (Agência Reguladora do Uruguai) e terá como um dos temas chaves a “Regulação de Entes Públicos”, atendendo às demandas múltiplas, na maioria dos países da região.

Na sequência em 16 de novembro, ocorrerá a XIII Assembleia Anual da ADERASA, que acontecerá no centro de convenções Casapueblo, em Punta Ballena, na cidade de Punta del Este.

 Para acompanhar a programação e outras informações. Clique aqui.

 


ARIS – Promove IV Seminário Estadual de Saneamento Ambiental

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS promove IV Seminário Estadual de Saneamento Ambiental, em Florianópolis, nos dia 17 e 18 de outubro.  O evento tem como objetivo debater temas de interesse da sociedade e do poder público, relacionados ao meio ambiente, saneamento básico, saúde pública e regulação do setor de saneamento.

Confira a programação. Clique aqui!

Para mais informações: (048) 3221 8800 ou egem@egem.org.br


 

 

27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ofere curso Pré- Congresso

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental anuncia a realização do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que terá como tema central “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia” , a ser realizado no Centro de Convenções de Goiânia, de 15 a 19 de setembro de 2013, Goiânia/GO.

O 27º CBESA – Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental terá em sua programação painéis, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos, Campeonato de Operadores, Olimpíada Jovens Profissionais do Saneamento, visitas técnicas, e a X FITABES, a maior feira de exposições do segmento.

O Curso Pré- Congresso- Curso de regulação  será realizado nos dias 14 e 15 de setembro, das  9h ás 18h, no CREA GO – Rua 239, Nº 585 – Setor Universitário – Goiânia- GO.

Para maiores informações e inscrições clique aqui!

 


Curso Impacto da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios de Água Doce

A ABRH – Associação Brasileira  de Recursos Hídricos realizará em São Paulo, nos dias 15 e 16 de agosto próximo, o Curso Impacto da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios de Água Doce, com o Prof. Joel Goldenfum.

O Curso  tem como objetivo  descrever os procedimentos, técnicas e equipamentos necessários para medir as emissões e para estimar a variação na emissão de gases de efeito estufa devido à criação de um reservatório. Tem como público alvo os profissionais técnicos da área ambiental e de geração de energia hidrelétrica.

A programação e informações sobre inscrições estão disponíveis no site http://www.abrh.org.br/cursos/estufa/.

 


 

 

ABAR Oferece Cursos Pré – Congresso

O VIII Congresso Brasileiro de Regulação, que acontece de 19 a 23 de agosto, em Fortaleza (CE), terá dois cursos pré-congresso: Curso Benchmarking e Regulação dos Serviços de Água e Esgoto e curso de Contabilidade Regulatória no Setor de Saneamento Básico. Os cursos pré- congresso serão realizados de 17 a 19 de agosto, no Meridional Convenções Center, Av. Santos Dumont, 779, Centro,Fortaleza- CE.

Para saber mais sobre os cursos Pré-Congresso clique nos links abaixo.

Curso Benchmarking e Regulação

Curso de Contabilidade Regulatória

Para fazer sua incrição Clique aqui.


IX Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais

As inscrições para o IX Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais que acontecerá de 07 a 09 de agosto de 2013, já podem ser feitas através do site oficial do evento, http://www.direitodoestado.com.br.

O IX Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais será uma oportunidade única de reunir, em três dias de conferências e debates, especialistas consagrados e importantes agentes públicos para uma reflexão renovada sobre as transformações, avanços e problemas identificados no sistema brasileiro de licitações, contratos e compras governamentais, em continuidade ao extraordinário sucesso das edições anteriores.

Nesta nova edição do Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais temas em destaque na agenda do país sobre licitações e contratações na área pública serão debatidos, considerando também a inteligência recebida dos órgãos de controle, sempre à luz de diferentes perspectivas, fomentando o debate.

Confira a programação. Clique aqui.

 


 Workshops de lançamento do Manual sobre contratos de performance para a redução de perdas de água e eficiência energética

IFC – International Finance Corporation- com cooperação da GO Associados, realizará workshops de lançamento do Manual sobre contratos de performance para a redução de perdas de água e eficiência energética (WAUPBM, na sigla em inglês).  Os eventos gratuitos, organizados pela Hiria, ocorrerão em: Brasília (10/07), São Paulo (11/07), Rio de Janeiro (12/07).

Durante os workshops os especialistas em sustentabilidade e saneamento discutirão formas inovadoras de estruturação de programas de redução de perdas de água e eficiência energética a partir das sugestões apresentadas no Manual. Serão realizadas, ainda, sessões individuais com representantes da IFC e com os autores do Manual para que os interessados possam discutir estratégias e formas de estruturação de programas de redução de perdas de água e eficiência energética.

O processo de inscrição é feito exclusivamente através do preenchimento de suas informações no site www.combaterperdasdeagua.com.br.

Participarão do evento importantes entidades ligadas ao setor como operadoras de saneamento e entidades de classe, que juntas, debaterão os aspectos mais relevantes do Manual perante a plateia de convidados.

 


 

3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética 

Será realizado nos próximos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Empresarial Rio, o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos, com o objetivo de debater experiências, soluções e novas tecnologias para racionalizar o consumo de energia na indústria, comercio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o custo no processo de produção e no consumo deste insumo.

O debate é organizado pela Planeja & Informa Comunicação e pela Casa Viva Eventos, que entende que o momento de dificuldades por que passa o País é muito oportuno para exercitar a criatividade e, portanto, estratégico para uma mudança de posicionamento pelos setores produtivos, pois “em todos os segmentos é possível melhorar a eficiência no consumo de energia, reduzindo custos e o impacto ambiental, ou substituir as fontes tradicionais por outras fonte renováveis, mais econômicas e menos poluentes”.

O evento pretende reunir lideranças empresariais, Gestores públicos e privados, técnicos e executivos do setor de energia; concessionárias de energia; empresas de engenharia industrial, construção e serviço; empresas de projetos e desenvolvimento tecnológico; fornecedores de equipamentos e materiais para engenharia elétrica, empresas e órgãos governamentais, nas três esferas, além de entidades de classe de engenharia, universidades e institutos de pesquisa.

Estudo do IPEA realizado em 2010 demonstra que as mudanças climáticas poderão provocar, nas próximas décadas, impactos “alarmantes” em algumas bacias hidrográficas brasileiras, especialmente no Nordeste. A redução dos estoques de água até 2100 seria mais moderada na Região Norte. Mas, nas demais, pode haver redução da capacidade de geração de energia hidrelétrica, de 29,3% a 31,5%. O uso de combustíveis renováveis no lugar dos derivados de petróleo evitaria emissões de 203 milhões a 923 milhões de toneladas de gás carbônico em 2035, segundo o estudo do IPEA.

No 3º relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), divulgado em 2009, a ONU recomenda a empresas, governos e consumidores em geral prioridade para o papel da eficiência energética, ao invés da discussão de como produzir mais energia em todos os setores: industrial e de edificações (residenciais, comerciais e públicas).

O Governo lançou o Programa Nacional de Eficiência Energética (PNEf) e pretende cumprir metas importantes em todos os segmentos. Diante do aumento da população mundial, empresas e gestores públicos em geral precisam se preparar para esta nova etapa da economia planetária, de forma a produzir mais com menos.

Na visão dos organizadores, atitude por parte das empresas é fundamental neste reposicionamento estratégico em busca de novos processos e equipamentos que proporcionem o uso racional da energia nos setores industrial, comercial e de edificações, bem como a substituição da energia convencional por energia renovável, como a “solar”, melhorando a disponibilidade energética, reduzindo custos e aumentando ganhos. Novas experiências e tecnologias nesse sentido são sempre bem vindas e serão debatidas no 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos – uma oportunidade impar para incentivar os consumidores em geral a adotarem novos métodos e tecnologias para reduzir seu consumo, substituir a energia convencional por outras fontes mais limpas e renováveis e garantir seu próprio crescimento e do País de forma mais sustentável e segura.

Maiores informações sobre o evento: Vera Rocha – (21) 2262-9401/2244-6211

 


 

Gestão Estratégica do Saneamento

Aspectos Financeiros, Regulatórios e Operacionais para alcançar a Universalização do Serviço

Discuta em profundidade sobre as diretrizes regulatórias do saneamento, a excelência operacional e uma maior competitividade por meio de inovações tecnológicas, estratégias jurídicas e revisão tarifária do setor.

Veja alguns tópicos da Conferência: Modelagem e Revisão Tarifária, Interpretações sobre Normas Regulatórias do Setor, Financiabilidade a Atratividade de Investimentos para o Setor, Aplicações Tecnológicas visando o desempenho operacional e competitividade, Atuação do Saneamento em Áreas Irregulares, Segurança Jurídica do setor, O Poder Condente em Regiões Metropolitanas, Visão e Dedução Tributárias em Saneamento – PIS /COFINS, Planos Municipais – Vigência e Conclusão de Execução.

E mais: Gestão Estratégica e Valoração de Ativos, Aplicações Contratuais em Saneamento via PPP’s, Fronteiras de Integração e Gestão Estratégica de Resíduos Sólidos, Análise sobre a Segurança Hídrica do País e os interesses.

Desenvolva uma modelagem tarifária estratégica superando os desafios financeiros e regulatórios do setor em busca da universalização dos serviços visando uma melhor cobertura sanitária no Brasil.

Data: 24 e 25 de Setembro de 2013

Local: Paulista Plaza – São Paulo

 


Metering Latin America 2013

O Metering Latin America 2013 trará informações técnicas e experiências práticas sobre desenvolvimentos e implantações de projetos em medição inteligente, faturamento, transmissão, distribuição e eficiência operacional para as distribuidoras de eletricidade.

Além disso, fornecerá informações valiosas aos gestores das concessionárias desejosos de aperfeiçoar seus sistemas de medição e proporcionaremos um ambiente fértil de possibilidades de networking para a geração de negócios e o fortalecimento do setor de operadoras no Brasil e América Latina.

Data: 27-29 de agosto

Local: Transamerica Expo Center- São Paulo

Maiores informações: www.meteringlatinamerica.com.br

 


 

 

PPP Summit  2013

Com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento do mercado brasileiro de Parcerias Público- Privadas, o PPP Brasil e a Hiria organizarão um inédito encontro em 21 e 22 de maio de 2013 que possibilitará exposições e debates sobre uma parcela relevante dos temas cruciais para o aprimoramento da experiência brasileira com PPPs.

O PPP Brasil foi criado em 2011. Trata- se de uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir com a qualidade do debate público brasileiro sobre a participação do setor privado na provisão de infraestruturas e serviços públicos.

A Hiria foi criada em 2012. Por meio de conteúdos informativos na forma de conferências e estudos setoriais, proporcionamos um ambiente ideal para a entrega e transferência de conhecimento sobre a construção e a gestão da infraestrutura no Brasil.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento:

 


 

 

XIII Congresso Brasileiro de Direito do Estado

O Estado de Direito não dispensa uma permanente reavaliação dos limites e das formas de atuação do Poder Público. Determinar as fronteiras do exercício legítimo do Poder é também definir os marcos de liberdade do cidadão. Repensar esses limites desafia diariamente os intérpretes e aplicadores do direito, sejam profissionais da área jurídica ou agentes públicos encarregados da execução de normas introduzidas em grande número e velocidade.

Considerado um dos principais eventos jurídicos do país, o XIII Congresso Brasileiro de Direito do Estado será uma oportunidade única para integrar, com a participação de juristas notáveis, três áreas do direito público em torno de temas referentes ao exercício legítimo da autoridade e às garantias básicas do cidadão no Brasil. Durante os três dias do Congresso, especialistas de vários Estados, reunidos entre os principais juristas nacionais nas áreas do direito constitucional, administrativo e tributário, debaterão questões atuais e polêmicas, adotando perspectivas teóricas distintas, fomentando o debate.

Neste ano, o Congresso Brasileiro de Direito do Estado será realizado em homenagem ao jurista, advogado e professor Celso Antônio Bandeira de Mello, que abriu praticamente todas as edições anteriores do evento e foi um de seus primeiros estimuladores, cuja contribuição ao direito público brasileiro é reconhecida por todos, dentro e fora do país. O Prof. Celso Antônio Bandeira de Mello, jurista à altura de seu tempo, além de autor consagrado e responsável pela formação de um número expressivo de administrativistas nacionais, é cidadão ativo e combativo, sendo presença constante e requisitada nos grandes debates nacionais. O evento deste ano será uma homenagem sincera de seus amigos e admiradores e será realizado novamente sob a inspiração da maravilhosa cidade do Salvador, em mais uma jornada científica inesquecível, reeditando o sucesso dos encontros anteriores.

Clique aqui e veja a programação.

Local: Salvador – BA
Data: 22, 23 e 24 de Maio de 2013.

Mais informações pelo site: http://www.direitodoestado.com.br/de

 

 


 

 

I Fórum de Atualização em Medicina do Tráfego e Acidentes

Nos dias 22 e 23 de abril acontece em Porto Alegre o I Fórum de Atualização em Medicina do Tráfego e Acidentes. Promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), o evento é direcionado a médicos, psicólogos e profissionais da área de trânsito.

Entre os temas a serem debatidos no fórum estão a redução da acidentalidade no estado, as sequelas e prejuízos sociais causados por acidentes com motocicletas, a capacidade laborativa do condutor x liberação da CNH, as consequências da apneia do sono na direção veicular e os aspectos éticos da atividade médica da medicina do tráfego.

O evento contará com a presença de representantes do CREMERS, Detran/RS, Brigada Militar, CETRAN, entre outros. Também estarão presentes no fórum o médico e vice-governador do RS, Beto Grill, e o também médico e deputado federal, Henrique Fontana.

O I Fórum de Atualização em Medicina do Tráfego e Acidentes será realizado no Auditório do CREMERS, localizado na Rua Bernardo Pires, 415, com início às 19h30min da segunda-feira. As conferências e miniconferências se estendem durante toda a terça-feira.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.cremers.com.br.

 

 


 

 

ARSESP Promove Workshop para debater a compra de gás natural

A Agência de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP dentro do seu ciclo de workshops promove evento em São Paulo, no próximo dia 25 de abril, das 8h30 às 18h denominado, Leilão de compra de gás natural para o Estado de S. Paulo.

O Brasil possui a quarta ou quinta maior reserva do mundo de gás não convencional, cujo potencial estimado seria de 500 trilhões de pés cúbicos (TCF), segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Mesmo que não seja atingida, essa estimativa otimista representa um enorme crescimento, perto dos 13 TCFs de reservas de gás natural comprovadas. E há ainda o pré-sal, não computado neste total.

Aproveitando estas perspectivas, São Paulo quer adotar mecanismos que permitam a compra do produto em condições competitivas, abrindo o mercado paulista para outros fornecedores de gás natural. Com isso, espera-se reduzir o preço final para os consumidores.

O evento será realizado na Rua Boa Vista, 170- auditório do 2ºSs- Centro- São Paulo.

Maiores informações: (11) 3293-5100

 


 

 

IX Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras

IX Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras reunirá, entre os dias 22 e 23 de abril de 2013, no Hotel Grand Bittar, na cidade de Brasília, uma seleção extraordinária de renomados agentes políticos e alguns dos mais destacados especialistas do país para uma avaliação pluralista e abrangente da atuação das Agências Reguladoras no Brasil, de temas regulatórios essenciais ao desenvolvimento do país e de propostas de alteração do seu marco legal.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IBDP), com organização e logística da Lato Sensu Eventos. A coordenação científica do evento é de responsabilidade do Professor Paulo Modesto (BA).

Constam do programa, por ordem de apresentação, os seguintes expositores: Ministro Gilmar Mendes (DF), Luiz Alberto dos Santos (DF), Alexandre Aragão (RJ), Jacintho Arruda Câmara (SP), Flávio Amaral Garcia (RJ), Elena Landau (RJ), Ricardo Brandão Silva (DF), Maria João Rolim (SP), José Fernando Coura (DF), Luiz Gustavo Kaercher Loureiro (DF), Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy (DF), Floriano de Azevedo Marques Neto (SP), Egon Bockmann Moreira (PR), Gustavo Binenbojm (RJ) e Carlos Ari Sundfeld (SP).

O IX Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras tem a sua programação difundida através de diversos instrumentos de mídia e mantém página na Internet constantemente atualizada no endereço: www.direitodoestado.com.br/ar

 

 


 

 

ASPE Realiza I Semana Estadual e VI Fórum Capixaba de Energia

Em evento organizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Agência de Serviços Públicos de Energia – ASPE vinculada a Secretaria de Desenvolvimento (SEDES) realiza a I Semana Estadual de Energia, entre os dias 02 e 04 de abril no Centro de Convenções de Vitória.  Quando também ocorre o VI Fórum Capixaba de Energia com o propósito de discutir e estimular o uso eficiente e sustentável de energia para todos os segmentos da sociedade capixaba.

A ação, inédita no País, se dá por conta das atribuições da ASPE em estudar e planejar o segmento energético estadual, auxiliando políticas que motivem a utilização de fontes de energia sustentável.

O objetivo é abordar a conjuntura energética brasileira diante das perspectivas de expansão das fontes de energia e dos novos marcos regulatórios setoriais, avaliando os impactos no Brasil, as oportunidades e contribuições para o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

A estimativa é de 10.000 participantes, de todo país dentre estes, empresários, técnicos da área energética e de órgão ambientais, políticos, consultores, estudantes, entre outros.

Durante o evento, no dia 04 de abril, acontecerá também o Encontro das Agências Reguladoras de Energia. O encontro contará com a participação do Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais SCR – ANEEL, Hércio José Ramos Brandão e André Pepitone, Diretor da ANELL palestrando sobre o tema: A Importância e o Modelo de Descentralização da Regulação no Setor Elétrico Brasileiro. Ainda durante o encontro no período da tarde, será realizada a Reunião Interna das Agências.

Para ver a programação completa. Clique aqui:

 

 


 

 

7ª Conferência Anual sobre Saneamento

Revisão tarifária, Planos Municipais e regulação estão entre os temas da 7ª Conferência de Saneamento. As maiores companhias de saneamento, agências de regulação e especialistas da área estarão reunidos em março no evento mais tradicional do setor no Brasil

Sabesp, Foz do Brasil, Sanepar, CAESB, Banco Mundial, BID, BNDES, Aegea, Cetesb. Essas são algumas das empresas e entidades que estarão presentes na 7ª Conferência de Saneamento, que acontece em São Paulo entre 18 e 20 de março. Além das necessidades dos municípios se adequarem até o fim do ano à Lei 11.445/2009 – que exige deles a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico -, também estarão em foco boas práticas de regulação, revisão tarifária, financiamento, PPPs, gestão de resíduos sólidos e produção de biogás.

“As necessidades de diálogo entre operadores, poder concedente e agências reguladoras são prementes”, afirma a gerente da conferência, Caroline Mazzonetto. “Em 2013 traremos um número muito maior de casos e iniciativas bem-sucedidas, para que as empresas de saneamento e os reguladores aprendam como deve ser esse relacionamento e apliquem esses conhecimentos em cada estado e município”, conclui a executiva do Informa Group.

Entre os mais de 30 palestrantes desta edição estão o especialista sênior em água e saneamento do Banco Mundial, Marcos Thadeu Abicalil; o ex-presidente da Sabesp e consultor Gesner Oliveira; o diretor executivo de Infraestrutura e Saneamento da Caixa, Rogério de Paula Tavares; o vice-presidente da Foz do Brasil, Newton de Lima Azevedo; e o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli.

Em um momento em que a redução nas tarifas de energia está no foco, a revisão tarifária do saneamento – que deve ser negociada entre agências de regulação e companhias – será o tema do workshop pós-conferência. Já o seminário sobre os desafios da regulação em saneamento falará sobre modelos regulatórios, contabilidade regulatória, gestão de ativos, estrutura tarifária e fiscalização de resíduos sólidos.

A 7ª Conferência Anual sobre Saneamento é uma iniciativa da IBC, empresa do Informa Group, com o apoio da ABCE, ABES, Abimaq/Sindesam e ANGC.

Data: 18 a 20 de março de 2013.
Local: Hotel Paulista Plaza, Alameda Santos, 85, São Paulo, SP
Organização: IBC, empresa do Informa Group

As informações estão no site: www.informagroup.com.br/saneamento e na central de atendimento, pelo telefone (11) 3017-6808.

 

 


 

 

ABAR LANÇA O VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO

A Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR realizará, no período de 19 a 23 de agosto em Fortaleza-CE, o VIII Congresso Brasileiro de Regulação, Congresso de relevância nacional que contará com a exposição de estudos, debates e proposições de Câmaras Técnicas de Agências Reguladoras de todos os setores de regulação do país.

Refletir e discutir sobre o impacto da regulação na melhoria da qualidade de vida das pessoas é o que se deseja com o tema escolhido para o VIII Congresso Brasileiro de Regulação. A atividade regulatória tem, entre seus principais objetivos, o bem-estar do cidadão.

Juntamente com o Congresso haverá a 2ª ExpoABAR, uma ampla mostra da Regulação, através de expositores de infraestrutura e indústria regulada, empresas de construção, academia, agências reguladoras, entidades e órgão governamentais, etc. A estimativa da ABAR é receber mil congressistas e dois mil visitantes.

Além das palestras, presidentes e diretores de Agências Federais, Estaduais e Municipais farão parte das atividades das mesas e painéis. O evento, que será realizado no Centro de eventos do Ceará, contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e especialistas do setor. Sylvia Yeppes, vice – presidente da ADERASA é uma das palestrantes que já tem presença confirmada.

O VII Congresso Brasileiro de Regulação que se realizou em Brasília de 20 a 23 de setembro 2011 passado foi um sucesso total e reuniu mais de 550 executivos do mercado e contou com importantes participações como a do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que prestigiou a abertura do VII Congresso Brasileiro de Regulação.  A Expo/ABAR, com mais de vinte expositores, serviu de ambiente para confraternização, troca de ideias e exibição das atividades das Agências e empresas reguladas. Quase mil inscritos tiveram a oportunidade de assistirem palestras de elevado nível de cerca de setenta palestrantes nacionais e internacionais, todos voluntários e altamente qualificados. O conteúdo do Congresso foi bastante diversificado, alcançando todos os temas relevantes da regulação, tanto nos aspectos transversais quanto setoriais.

A chave de ouro que encerrou o VII Congresso Brasileiro de Regulação foi o painel que tratou dos marcos legais institucionais das agências reguladoras, em confronto com os princípios da regulação.

Evento: VIII Congresso Brasileiro de Regulação
Data: 19 a 23 de Agosto de 2013

Local: Centro de Eventos do Ceará

Para maiores Informações pelo telefone da ABAR: (61) 3226-6073 ou pelo site:  http://www.congressoabar.com.br/

 


ATENÇÃO PARA OS ULTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO SEMINÁRIO GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DIAGNÓSTICO E REFORMAS EBAPE/FGV.

A EBAPE vai realizar no dia 14 de dezembro de 2012, das 9h às 18h, o Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas. O evento, financiado peloCnPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pedagógico – e coordenado pela professora Alketa Peci, busca avaliar os avanços na reforma regulatória adotados nos últimos anos e debater tendências futuras com acadêmicos e gestores públicos.

O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Para participar, os interessados deverão fazer sua inscrição antecipadamente.

Clique aqui: e faça sua inscrição – gratuita.

Informações:

Data: 14 de dezembro de 2012
Horário: 9h às 18h
Local: auditório do 5º andar da EBAPE
Endereço: Praia de Botafogo, 190 – Botafogo – Rio de Janeiro

 


 

 

InfraBrasil Expo & Summit 2013 reunirá executivos que avaliarão as medidas e pacotes do Governo

“O InfraBrasil Expo & Summit 2013 ocorrerá numa data estratégica em que poderemos avaliar as ações realizadas pelo governo durante esse ano e os reflexos dos próximos anos para os setores de infraestrutura de aeroportos, ferrovias, portos, rodovias, saneamento e transportes urbanos” afirma Pedro Nicolau, Gerente da Clarion Events Latin America, organizadora do congresso.

Destaque para o painel sobre “Oportunidades de Negócios, Desafios Institucionais e Aspectos Regulatórios nas Concessões de Portos e Terminais Portuários” que terá como participantes do Sr. Tiago Lima da ANTAQ, Sr. Wilen Manteli da ABTP, Sr. Marcelo Araujo do Grupo Libra e Sr. Luis Augusto Opice da EcoRodovias e Tecondi.

Para debater os projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 já confirmaram presença o Sr. Vicente Abate, Presidente da ABIFER, Sr. Mário Manoel Bandeira, Presidente da CPTM, Sra. Ivelise Maria Longhi Pereira da Silva, Diretora-Presidente do METRÔ DF e Sr. Joubert Fortes Flores Filho, Diretor de Engenharia, Gerenciamento e Desenvolvimento do METRÔ RIO.

Entre os palestrantes e moderadores em destaque no InfraBrasil estão:

Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Senhor Wagner Bittencourt de Oliveira

Mário Manoel Bandeira, Presidente da CPTM

Viviane Esse, Superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT

José Luis Demeterco, Presidente da BRADO LOGÍSTICA

Ivelise Maria Longhi Pereira da Silva, Diretora-Presidente do METRÔ DF

Wilen Manteli, Presidente da ABTP

Álvaro José Menezes da Costa, Presidente da COMPANHIA DE SANEAMENTO DE ALAGOAS

Paulo Roberto de Oliveira, Presidente da ABCON & GS INIMA BRASIL

A primeira edição do Summit reuniu mais de 550 executivos do mercado e contou com importantes participações como da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior; Senadores Walter Pinheiro e Ana Amélia; Secretário Marcelo Perrupato, Deputados Arnaldo Jardim e Pedro Uczai, entre outros.

Informações gerais:
Evento: InfraBrasiln Expo & Summit
Data: 28 e 29 de Janeiro de 2013

Local: WTC Convention Center, São Paulo, Brasil

Mais informações: www.infrabrasilsummit.com.br


 

 

EBAPE/FGV Realiza o Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas ( EBAPE/FGV) vai realizar no dia 14 de dezembro de 2012, das 9h às 18h, o Seminário “Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas”. O evento, financiado pelo CnPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pedagógico – e coordenado pela professora Alketa Peci, busca avaliar os avanços na reforma regulatória adotados nos últimos anos e debater tendências futuras com acadêmicos e gestores públicos.  E contará com a participação da  Associação Brasileira de Agências de Regulação-  ABAR, por meio de seu presidente, com a palestra “Desafios no Sistema Regulatório Brasileiro”.

O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Para participar, os interessados deverão fazer sua inscrição antecipadamente.

Data: 14 de dezembro de 2012
Horário: 9h às 18h
Local: auditório do 5º andar da EBAPE
Endereço: Praia de Botafogo, 190 – Botafogo – Rio de Janeiro

Programação

Período da manhã (09:00 às 12:30)

Abertura: Alketa Peci

Apresentação da Pesquisa Universal CNPq

Tema: Governança regulatória: diagnóstico e avaliação

Palestrantes:

Sebastian Lopez Azumendi

Governança regulatória no contexto latino-americano

Jadir Proença

O Pro-Reg e a Análise do Impacto Regulatório como instrumento de melhoria da

governança regulatória

Intervalo (10:30 às 10:45)

José Luiz Lins dos Santos

Desafios no Sistema Regulatório Brasileiro

Carlos Pereira

O Índice de Governança regulatória

Bruno Queiroz Cunha

Fragmentação e Reposicionamento da governança regulatória no Brasil

Almoço (12:30 às 14:00)

Período da tarde (14:00 às 18:00)

Tema: Reformas de melhoria regulatória: experiências nacionais

Palestrantes:

Painel 1: Projetos de melhoria regulatória

Pedro Ivo e Rosana Alcântara

Debatedora: Joisa Campanher Dutra

Painel 2: O Novo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, Lucia Helena Salgado

Debatedora: Patrícia Sampaio

Intervalo (17:00 às 17:15)

Tema: Governança Regulatória: tendências futuras

Palestrante: Luiz Alberto dos Santos

Encerramento

Fonte: EBAPE/FGV

 

 


 

 

ANEEL – Audiência Pública sobre a Revisão Tarifária da Energisa Borborema será Realizada em 07 de Dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realizará em Campina Grande, na próxima sexta-feira (7/12), sessão presencial da Audiência Pública nº 94/2012, com o objetivo de discutir a revisão tarifária da concessionária Energia Borborema. A concessionária atende, além de Campina Grande, outros cinco municípios: Boa Vista, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas. As novas tarifas passarão a valer a partir de 4 de fevereiro de 2013.

Os valores submetidos à audiência pela ANEEL consistem em reajuste preliminar médio de 2,09% para o conjunto dos consumidores da concessionária. A expectativa é de um aumento, para o consumidor residencial, de 5,07%, índice inferior à projeção do IGPM para o período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013, que é de 8,31%. Já para os consumidores comerciais de grande porte e industriais, a previsão é de redução de 4,63%.

A audiência, que será presidida pelo diretor da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega, e contará com a participação do Diretor-Presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba – ARPB, José Otávio Maia de Vasconcelos, também discutirá a qualidade do serviço e os limites de duração e frequência de interrupções no fornecimento estipulados para o período de 2014 a 2017.

Mesmo com o histórico de indicadores de qualidade globais abaixo do limite estabelecido pela ANEEL, a Energisa Borborema pagou aos consumidores, em 2010, 166.803 compensações, totalizando R$ 143.917,92. Já em 2011 foram 172.648 compensações, totalizando R$ 163.529,00 devolvidos diretamente aos consumidores na conta de luz, por violação dos indicadores individuais DIC, FIC e DMIC, apurados em cada unidade consumidora.

Nóbrega destacou a importância da participação da população em todo o processo, especialmente durante a sessão presencial desta sexta-feira, quando a equipe da ANEEL estará em Campina Grande. “Na sessão presencial, importante momento de interação entre a ANEEL e a sociedade, espero uma grande participação dos consumidores de energia elétrica, associações de moradores e entidades de classe”, afirmou.

O processo de audiência teve início no dia 8 de novembro e segue até  10 de dezembro. A sessão presencial acontecerá a partir das 14h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, localizado na Av. Manoel Gonçalves Guimarães, nº 195 – José Pinheiro.

Os interessados em participar da audiência pela via documental podem encaminhar as contribuições até o dia 10/12 para os endereços de e-mail: ap094_2012rv@aneel.gov.br, para o tema revisão tarifária;ap094_2012et@aneel.gov.br, para o tema estrutura tarifária; ap094_2012ic@aneel.gov.br, para o tema indicadores de continuidade; e ap094_2012pt@aneel.gov.br, para o tema perdas técnicas; ou ainda para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília-DF.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ ANEEL

 


 

 

Seminário do Fórum das Agências Reguladoras será realizado na sede da ANA em 06 de Dezembro

O Fórum dos Dirigentes das Agências Reguladoras Federais promove nesta quinta-feira, (6/12), evento para debater os avanços da regulação brasileira. O seminário “Destaques e Perspectivas da Regulação Federal em 2012” é aberto ao público e ocorre no Auditório Flávio Terra Barth da Agência Nacional de Águas – ANA, no Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco L, Brasília (DF), das 8h30 às 18h.

O objetivo do Seminário é propiciar o nivelamento da compreensão estratégica das dificuldades enfrentadas para se alcançar a efetividade nos processos de participação pública e controle social nas Agências Reguladoras. Serão discutidos durante o evento, por exemplo, políticas institucionais capazes de promover mais transparência nas Agências.

Em 2012 registraram-se fatos e decisões de grande alcance em todos os setores regulados, sempre com grande repercussão e com reflexos para os usuários e para os operadores de serviços públicos.

O objetivo do evento é abrir espaço para que os dirigentes das dez Agências Reguladoras Federais apresentem os principais trabalhos regulatórios desenvolvidos pelas Agências neste ano, privilegiando a participação pública e a transparência, como requerem as atuais premissas de accountability.

O Fórum das Agências Reguladoras Federais é um esforço de convergência entre os dirigentes e as equipes das dez agências reguladoras, favorecendo e ampliando a troca de experiências para o aprimoramento da atuação institucional e do próprio modelo de regulação no País.

Fonte: http://www.anac.gov.br/


 

 

ANAC – Promove Seminário 10 anos de Liberdade Tarifária

Com o objetivo de apresentar e debater, entre outros aspectos, a evolução dos preços do transporte aéreo doméstico de passageiros na primeira década de vigência do regime de liberdade tarifária, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC promove o Seminário 10 anos de Liberdade Tarifária no Transporte Aéreo Doméstico.

O evento acontece no dia 21 de novembro de 2012, das 14h às 18h, no auditório da sede da ANAC, localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C – Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 1º Andar – Brasília/DF.

Para participar, é preciso enviar confirmação de presença para o endereço eletrônico eventos@anac.gov.br até o dia 19/11. As vagas são limitadas.

Clique aqui  e veja a programação completa do evento.

 

Fonte: http://www.anac.gov.br


 

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está promovendo o Seminário Rio Capital da Energia – Gás Natural

As políticas e os desafios do mercado de Gás Natural no Brasil serão tema de seminário realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, dentro do Programa Rio Capital da Energia. O evento será realizado no dia 28 de novembro, a partir das 9h, no auditório do Fecomércio – RJ, Rua. Marques de Abrantes 99- Flamengo.

Na palestra de abertura, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Martins Almeida, discutirá a política nacional para o setor. A política de preços e o futuro do gás natural e do gás não-convencional também compõem o programa do seminário, que faz parte da série de debates proposta pelo Programa Rio Capital da Energia, lançado em 2011, pelo governador Sérgio Cabral.

O Programa pretende fazer do Rio de Janeiro uma referência internacional na área de energia, sob os aspectos de inovação tecnológica, eficiência energética e economia verde.

Clique aqui  para conferir a programação completa do seminário.

Entre no portal www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br e faça sua inscrição.

Fonte: http://www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br


 

 

Evento PRO- REG – Curso de Regulação e Advocacia da Concorrência

Uma atividade chave para se atingir os objetivos do PRO-REG é a capacitação dos servidores das agências e ministérios vinculados, bem como de agentes da sociedade civil envolvidos com o tema regulação. O Programa oferta cursos com especialistas em regulação de reconhecimento internacional e nacional. A Associação Brasileira de Agências de Regulação- ABAR indicou 03 (três) técnicos das suas Agências Associadas, para participarem da capacitação e aprimorarem seus conhecimentos.

Curso a ser ministrado pela Prof.ª Lúcia Helena Salgado nos dias 19 a 23 de novembro de 2012, no auditório do CECAD/PR em Brasília. O curso terá a carga horária de 40 horas/aula e abordará os avanços em regulação econômica e as metodologias, técnica e prática de advocacia da concorrência.

Clique aqui:  para conferir a programação completa do curso.

Fonte: http://www.regulacao.gov.br


 

 

O Presidente Jose Luiz convoca Assembleia Geral Extraordinária da ABAR para o próximo dia 28 de novembro em Porto Alegre

A Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, realizará no próximo dia 28 novembro, Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá na sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS- AGERGS, em Porto Alegre/RS. Esta Assembleia tem por finalidade validar a redação final das alterações estatutárias deliberadas na AGE de 07 de novembro pp.

Mais informações pelo telefone da ABAR: (61) 3226-5749

 


 

 

AGERGS 15 anos – A Regulação em Benefício da Sociedade e do Desenvolvimento do Estado

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS- AGERGS promove evento em Porto Alegre – RS no dia 28 de novembro em comemoração especial para os 15 anos da AGERGS. O evento contará com palestra do Ministro Nelson Jobim e com Jadir Proença – Coordenador Técnico do programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação – PRO-REG do Governo Federal. Entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO

Auditório – Sala Rio Grande do Sul

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h – Apresentação Agergs

14h30 – Palestra Ministro Nelson Jobim

15h30 – Palestra Dr. Jadir Proença – Coordenador Técnico do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação – PRO-REG.

16h30 – Palestra Dr. Ashley Brown – Professor da Universidade de Harvard e Consultor Internacional sobre Regulação (palestra será ministrada em português)

17h30 Debates

18h – Encerramento

Restaurante Açores – 16º andar

18h às 20h – Coquetel comemorativo

 

Local: Rua Duque de Caxias, 1357 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS.

Maiores informações pelo telefone: (51) 3288-8800

Fonte: AGERGS

 


 

 

FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente em Paralelo ao Encontro Técnico AESabesp será  Realizado nos dias 30 de julho a 01 de agosto de 2013

Nos últimos 24 anos, a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp tem realizado um dos mais importantes eventos na América Latina, a FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente em paralelo ao Encontro Técnico AESabesp. Em 2013, serão realizados nos dias 30 de julho a 01 de agosto de 2013, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo- SP.

Na oportunidade, estarão reunidos profissionais entre técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários do setor e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia no setor de saneamento ambiental.

Este evento busca servir de fórum para a divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos e disposição final de resíduos, reunindo as principais empresas, fabricantes e fornecedoras de materiais e serviços para saneamento ambiental.

Maiores informações pelo site: http://www.aesabesp.org.br/


 

 

Encontro Técnico de Soluções e Melhores Práticas em Saneamento Ambiental – ENESAN 2012

A Planeja & Informa Comunicação e Marketing vai promover, em parceria com a Casa Viva Eventos Ambientais, nos próximos dias 27 e 28 de novembro, o Encontro Técnico de Soluções e Melhores Práticas em Saneamento Ambiental – ENESAN 2012. Através desta iniciativa, o Saneamento Público Estadual vai mostrar a sua força e capacidade técnica.

O objetivo é ajudar na capacitação dos técnicos para desenvolver e gerenciar projetos e permitir o cumprimento de metas comprometidas com resultados e baseadas em indicadores confiáveis, de forma a dar agilidade à busca de uma gestão de qualidade – fundamental para acelerar a execução de projetos que levem à universalização do Saneamento e à melhoria da qualidade dos serviços à população.

Datas: 27 e 28 de novembro de 2012

Local: Centro Empresarial Rio

Endereço: Edifício Argentina– Praia de Botafogo, 228 – 2º andar – Bairro: Botafogo – Rio de Janeiro /RJ

Para maiores informações clique aqui:


2º Seminário Goiano de Regulação  da AGR ocorrerá em 22 de novembro

A Agência Goiana de Regulação – AGR já começou os preparativos para a realização do 2º Seminário Goiano de Regulação – Novos rumos e mais qualidade para o transporte público intermunicipal de passageiros em Goiás, que será realizado dia 22 de novembro, das 8h às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rua 9 c/ Rua 8, nº 626, Setor Oeste – Goiânia.

O objetivo do seminário é apresentar e discutir com a sociedade as etapas da reestruturação do sistema de transporte em Goiás e no entorno do Distrito Federal (DF).

Entre os palestrantes estão, além do Presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús Júnior; o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez; e o coordenador de transportes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE, Hélio Henrique Holanda de Souza.

Participam ainda do evento representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), ligado à Fundação Universidade de Brasília (FUB), do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipal e Interestadual do Estado de Goiás (SETRINPE) e do Ministério Público.

O seminário será aberto para a população. Para participar, basta fazer o credenciamento no local do evento.


 

 

Seminário Água, Comunicação e Sociedade – 5ª edição

A Agência Nacional de Águas – ANA promove o 5º Seminário Água Comunicação e Sociedade, com o apoio da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB), do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil e do Governo do Estado do Mato Grosso.

O objetivo do evento é reunir comunicadores e mobilizadores sociais num espaço aberto para discussões e trocas de experiências, no intuito de estimular o desenvolvimento de ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos e divulgar a Política Nacional de Recursos Hídricos. O seminário destina-se especialmente a comunicadores de instituições voltadas à gestão dos recursos hídricos, mas também a jornalistas, especialistas e estudantes de meio ambiente e ou comunicação.

Mais informações no site do evento: http://seminarioagua.ana.gov.br/2012/


 

 

9 º  Reunião da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR

A Secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, a Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia- CORESAB  e a Associação Brasileira de Agências de Regulação- ABAR promovem nos dia 16 e 17 de outubro de 2012 a 9ª reunião da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR, o evento será realizado no Hotel Sol Bahia.

Nesse encontro serão tratados temas como; Aspectos legais e contratuais da regulação econômica, Indicadores de Água e Esgoto para a Regulação (continuidade da discussão), Base de ativos regulatórios, Reajuste e Revisão tarifária, entre outros temas. O evento contará com a participação de diversos técnicos de agências associadas da ABAR, como; ARCE, AGENERSA, AGR, ARSI, ARSAL, ARSESP, ARPE, ARSAE, AGESAN, ADASA E ARSBAN.


 

 

AGEPAN Promove Seminário Estadual de Transporte de Passageiros

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de MS – AGEPAN e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP MS, estão promovendo o Seminário Estadual de Transporte de Passageiros que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2012, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, em Campo Grande – MS.

Para maiores informações sobre o evento entrar em contato com Silvia Hafez  pelo e-mail: relacoesinstitucionais@agepan.ms.gov.br

 


 

 

ARSESP Promove Curso sobre Regulação em Serviços Públicos

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, ARSESP – com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID – está trazendo professores do renomado Public Utility Research Center (PURC) da Universidade da Flórida para ministrar um curso de duas semanas sobre Regulação em Serviços Públicos.

O curso ocorrerá em dois períodos, entre os dias 15 a 19 e 22 a 26 de outubro de 2012, terá carga horária total de 80 horas, e será realizado no auditório da ARSESP (Avenida Paulista 2313 1º andar- São Paulo- SP)

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: macardoso@sp.gov.br


 

V Forum Iberoamericano de Regulação (FIAR) e a XII Assembleia Geral da ADERASA

A Asociación de Entes Reguladores de Água Potable y Saneamiento de las Américas (ADERASA), realizará de 15 a 17 de outubro, o V Forum Iberoamericano de Regulação (FIAR) e a XII Assembleia Geral. O Brasil é um país membro da ADERASA e é representado pela ABAR que, na oportunidade, se fará presente através de seu Presidente, Eng. José Luzi Lins. Anualmente estes eventos reúnem centenas de reguladores em saneamento básico em uma grande cidade da América Latina, desta vez Guayaquil, no Equador, sediará esse importante encontro. O presidente da ABAR comporá o rol de palestrantes e apresentará o tema “Regulação de Saneamento no Brasil (Breves Comentários)”, se baseando no recente levantamento preparado pela ABAR, “Regulação 2012-Saneamento Básico”.

A ADERASA é uma entidade bastante respeitada no Continente Americano e já teve um brasileiro como presidente, Álvaro Otávio, ex-presidente da ABAR. Conheça a ADERASA pelo site http://www.aderasa.org


 

 

Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes foi formulado a partir de uma demanda dos Correios e do interesse demonstrado pelo BIRD em apoiar o Brasil no desenvolvimento de um conjunto de ações de estímulo ao aumento da eficiência nos transportes, vale dizer na redução do consumo de diesel sem prejuízo do deslocamento de pessoas e cargas. Recebeu o apoio do CONPET e de diversas empresas do segmento.

O Seminário irá conhecer e debater as melhores práticas de eficiência no uso de óleo diesel, visando reduzir custos com transportes de cargas e pessoas, e emissões indesejáveis, com ênfase nas ações de grandes frotistas e fretistas, indústria automotiva e agências de governo.

Data: 11 e 12 de dezembro de 2012 – Rio de Janeiro

 

Para maiores informações clique aqui:

 

 


 

 

II InfraBrasil Expo & Summit

O InfraBrasil Expo & Summit é a maior  plataforma de negócios do setor de infraestrutura no Brasil. Em sua primeira edição reuniu grandes nomes do governo e da iniciativa privada, como a Excelentíssima Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e os Senadores Walter Pinheiro a Ana Amélia.

Em sua segunda edição, o evento congregará mais de 500 participantes que discutirão nos dias 28 e 29 de janeiro de 2013 os desafios, perspectivas e oportunidades dos segmentos de aeroportos, ferrovias, portos e hidrovias, rodovias, saneamento e transportes urbanos no Brasil.

Local: Av. das Nações Unidas, 12.551- São Paulo – SP (WTC Convention Center)

Data: 28 e 29 de janeiro de 2013

Horário: Manhã & Tarde

Para maiores informações clique aqui:

 


 

 

 

Apresentação dos Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Estado de São Paulo

Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP realizará evento para a apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário regulados pela Agência. A Pesquisa de Satisfação foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2011, e foram ouvidos usuários de 199 municípios conveniados e 44 da região metropolitana, atendidos por três concessionárias paulistas (SABESP, SANEAQUA e FOZ DE SANTA GERTRUDES). A capital paulista também foi pesquisada. Foram entrevistados, aproximadamente 44 mil usuários residenciais dos serviços de água e esgoto.

O evento será realizado no dia 18 de setembro (terça- feira) à partir das 14h30 no  Instituto de Engenharia (Dr.Dante Pazzanese, 210 – Vila Mariana – São Paulo- SP).

 


 

 

 

II Seminário Latino Americano sobre Experiências Exitosas em Regulação

Divulgada a Programação Completa do II Seminário Latino Americano sobre Experiências Exitosas em Regulação, uma iniciativa do PRO-REG, da Casa Civil da Presidência da República, que ocorrerá no dia 14 de setembro, em Brasília. Os associados ABAR tem 30 vagas reservadas neste evento, porém, a data limite para envio das inscrições é amanhã, dia 05 de setembro, por meio do endereço; secretaria@abar.org.br

Veja Programação


 

 


O Grupo About Media Brasil consciente das profundas alterações que o Brasil atravessa no Setor dos Resíduos decidiu, no âmbito da sua atividade, promover a criação de uma ponte de interação de conhecimento e experiência entre Portugal e o Brasil em matéria de gerenciamento de Resíduos para a partilha de conhecimentos, trabalhos e experiências.

Participe do evento 7 Visitas Técnicas a Portugal Gerenciamento de Resíduos, de 18 a 25 de Novembro 2012, realizando visita técnicas a três cidades Portuguesas: Porto, Évora e Lisboa.

Leia mais

 


 

Seminário Da Política de Resíduos. Portugal: Caso de Sucesso

Data: 21 a 29 de Maio
Local:
São Paulo (21 e 22): São Paulo Center
Rio Grande do Sul (23 e 24): Teatro Municipal de São Leopoldo
Espírito Santo (25 e 26): Centro de Convenções de Vitória
Rio de Janeiro (28 e 29): Consulado Geral de Portugal – Palácio de São Clemente (Ainda a confirmar)

>Saiba mais


Prêmio ANA 2012: Deixe que suas boas praticas alcance todo o brasil

Data: 01 Junho de 2012

> Saiba mais


Instituto Acende Brasil Promove Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos visando oferecer uma visão multidisciplinar e integrada do setor elétrico no Brasil.

FUN101 – Fundamentos do Setor Elétrico Brasileiro

Local: Rio de Janeiro
Data: 02/ago/2012

Local: São Paulo
Data: 04/out/2012

> Saiba mais

 


 

XXIII FENASAN e Encontro Técnico AESabesp acontecerão em Agosto

Data: 06, 07 e 08 de Agosto de 2012
Local: Expo Center Norte –  São Paulo


VIII Congresso Brasileiro de licitações, contratos e compras governamentais

Data: 15 e 17  Agosto
Local:
Hotel Pestana, em Salvador/BA

Saiba mais  


Instituto Acende Brasil Promove Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos visando oferecer uma visão multidisciplinar e integrada do setor elétrico no Brasil.

AMB103 – Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Energia

Local: São Paulo

Data: 20/set/2012

Saiba mais


Instituto Acende Brasil Promove Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos visando oferecer uma visão multidisciplinar e integrada do setor elétrico no Brasil.

Tarifas e Revisões Tarifárias

Local: São Paulo
Data: 18/out/2012

Saiba mais


Michelle Oliveira 12.00

Gestão Estratégica do Saneamento

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE